Seminário sobre tradição gaúcha nas escolas

Seminário sobre tradição gaúcha nas escolas

Foi aprovado por unanimidade projeto de lei do vereador Lemos estabelecendo que escolas municipais de São Leopoldo realizem seminário sobre a cultura tradicionalista gaúcha (Exp. 1839 - PV 205/2022).
História, cultura, arte, gastronomia, costumes. Todos estes componentes fazem um povo ser o que é. 
E por que não ensinar desde cedo o quanto o assunto é importante? A proposição que visa a realização de seminário escolar enfocando o tradicionalismo gaúcho visa exatamente isso: mostrar aos estudantes, crianças, pré-adolescentes e, também, aos adolescentes, sua relevância, o quanto é fundamental se dar a conhecer as raízes de seu povo.
Sugere o vereador Lemos que o seminário enfoque aspectos históricos, artísticos e folclóricos da tradição gaúcha. Como exemplo, as escolas poderão desenvolver oficinas, rodas de conversação, mostras, tertúlias, entre outras atividades possibilitando ais participantes aprofundarem conhecimentos
“Olhar nossa história com carinho, trazer os fatos positivos, preservar coisas boas do passado, o patrimônio sociocultural do Rio Grande do Sul. Acredito que a história pode, sim, servir de exemplo para as novas gerações”, afirma Lemos, destacando que aguarda que o prefeito Ary Vanazzi sancione o projeto o mais breve possível para que nossos estudantes sejam contemplados com o evento. “Queremos, logo, viver este renascimento da cultura do Rio Grande do Sul em São Leopoldo”, finaliza.