Plenário da Câmara recebe pré-conferência da Igualdade Racial

Plenário da Câmara recebe pré-conferência da Igualdade Racial

O Plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo recebeu nesta semana a 1ª Pré Conferência da Igualdade Racial, promovida pelo Poder Executivo. O evento, realizado por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), teve como tema a “Década dos Afrodescendentes - 2015 a 2024”, com a participação do escritor Everton Gaide, das representantes dos povos ciganos, Rose Winter, e da Associação dos Defensores Públicos, Dra Cristiane Johann, assim como, de vereadores da Casa e autoridades do município.

Entre as pautas abordadas está a efetivação das políticas públicas municipais de promoção e defesa de direitos, visando a igualdade, com ênfase na população afrodescendente e de outras etnias. De acordo com a secretária de Direitos Humanos, Paulete Souto, é preciso fortalecer a luta contra o racismo e garantir direitos a todos. “Que esta Pré Conferência seja de muita construção, muito debate, que seja possível criar pontes para juntos superarmos todas as dificuldades, tanto no município quanto para além dele, como exemplo para outras cidades”, comenta.

A Pré-Conferência antecede a VI Conferência Municipal de Igualdade Racial, que está programada para o mês de novembro. Para a chefe do Departamento de Igualdade Racial da Sedhu, Adriangela Cabral, a desigualdade na sociedade brasileira é inquestionável. “Eu acredito que para a construção de uma sociedade igualitária é necessário compreender qual é o papel que cada estrutura socioeconômica, que cada um de nós, desempenha na reprodução da discriminação, seja ela sob qualquer povo ou relação étnico-racial”, enfatiza.

A presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereadora Nadir Jesus (PT), destacou que a discussão sobre a igualdade racial é inevitável devido a sociedade ainda ser muito racista. “Somos nós, as pessoas com mais melanina na pele, que sofremos diariamente as perseguições e as discriminações, reflexo da escravidão que durou quase 400 anos. É por isso que precisamos de um Conselho, que precisamos da Conferência, para lutar pelos nossos direitos”, pontua. A Pré Conferência foi transmitida ao vivo e está disponível na íntegra no canal do Youtube da TV Câmara.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo /CMSL
Supervisão: Eduarda Rocha/CMSL
Foto: Bruno Pereira/CMSL