Nome: Nestor Pedro Schwertner

Profissão: Gestor Recursos Humanos
Partido Político: Partido dos Trabalhadores(PT)
Contatos: (51) 3579-9210

Histórico:

Em seu quarto mandato como vereador de São Leopoldo, Nestor Pedro Schwertner (PT) traz uma bagagem de conquistas. Foi o primeiro petista a assumir como presidente da Câmara Municipal, em 2008. Seu compromisso com a ética, a transparência e a aproximação do legislativo com a comunidade são características de seus mandatos. Na presidência, viabilizou a informatização do processo legislativo, garantindo mais agilidade e economia com a redução das cópias reprográficas. No mesmo ano, foi prefeito em exercício de São Leopoldo.

Simples e com grande popularidade, ele cumpriu com o desafio feito pelo prefeito Vanazzi (PT), implementando o Orçamento Participativo, em 2005. O OP ganhou a cidade graças à administração popular de Ary Vanazzi, primeiro petista a assumir a Prefeitura de São Leopoldo. Nestor Schwertner atuou como secretário do OP durante três anos e acumulou vitórias para a comunidade. Hoje, o OP é referência para as cidades do Vale do Sinos.

Seu apreço pela política começou no movimento sindical em 1986, quando fez oposição no Sindicato da Borracha de São Leopoldo, sendo eleito presidente por duas vezes. Teve papel importante na construção da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT/RS) e na CUT Vale do Sinos, entidade que presidiu por dois mandatos.

Em 1994, quando Olívio Dutra concorreu ao governo do Estado, candidatou-se a deputado estadual, obtendo 8.469 votos. Mas foi em 1996 que ele ingressou na vereança. Sua reeleição ocorreu em 2000. Durante seu segundo mandato, liderou uma grande mobilização popular que acabou com a Taxa de Esgoto imposta pelo governo PMDB. O fato colaborou para seu retorno ao legislativo em 2004. Nestor Schwertner consagrou-se como vereador mais votado da bancada do PT e da Frente Popular e Humanista, e o segundo mais votado na cidade, com 3.038 votos.

Filho de agricultores, Nestor Pedro Schwertner, 51 anos, nasceu em Itapiringa, Santa Catarina. Viveu também em Medianeira, no Paraná. É casado com Alvarina Kaiser e pai de dois filhos, Rodrigo de 22 anos e Bruno de 12 anos. Chegou a São Leopoldo em 1974, instalando-se no Bairro S.J. Batista, onde reside até hoje. Foi Seminarista na Escola

Agrícola Santo Afonso anexo ao colégio Máximo Cristo Rei, cursou o 1º grau no Colégio São José e o 2º grau no “Pedrinho”.

Entre 1979 e 1980 transferiu-se para Cascavel para cumprir uma tetapa de formação religiosa (noviciado). No retorno a São Leopoldo em 1981, trabalhou em indústrias de artefatos de borracha (Amapá doSul, Kady, Incobol), todas em Novo Hamburgo.

Paralelamente iniciou o curso de Ciências Econômicas, na Unisinos. Estimulado pelos colegas resgatou a Juventude Operária Católica (JOC).

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.