Ver. Marcel Frison (PT)

Ver. Marcel Frison (PT)

Nome: Marcel Frison

Partido Político: Partido dos Trabalhadores(PT)

Contatos: (51) 3579-9224

Histórico:

Nascido em 1° de dezembro de 1963, em Sapucaia do Sul, Marcel Frison escolheu São Leopoldo para ser sua cidade. Casado, têm duas filhas, Gabriela e Marcela.
Há 10 anos morando no bairro mais populoso da cidade, Feitoria, é estudante de Ciências Sociais – EAD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No caminho da política tem muitas idas e vindas, com grandes responsabilidades em todos os lugares em que esteve, sempre no partido cuja estrela vermelha ele carrega no peito – o Partido dos Trabalhadores (PT).

Sua trajetória começa em 1983, quando era bancário e estouraram as primeiras greves nacionais. Sentindo a necessidade de fazer parte daquele movimento, filiou-se ao PT. Já em 1988, começou a ter mais força e engajamento como militante, auxiliando nas campanhas políticas. Em 92 fez parte da executiva do PT de Sapucaia.

A partir de 1993 começou a fazer campanhas e ações, as quais coordenou ou ajudou na coordenação. Entre elas, a de 1996, campanha de Zulke e Vanazzi para prefeito de São Leopoldo. E a de 1998, campanha vitoriosa de Olívio para governador do Estado.
Em 2002, com a vitória de Lula para presidente, foi convidado a compor o governo como Chefe de Gabinete do Ministro da Pesca e Agricultura.

No final de 2003, pelo chamado de Vanazzi, voltou para auxiliar na campanha para prefeitura de São Leopoldo. Com a vitória na eleição, passou a ser secretário de Planejamento da cidade de, cargo ocupado de 2004 a 2006. Saiu provisoriamente para coordenar o programa de governo de Olívio para o estado.

Frison volta a São Leopoldo para coordenador a reeleição de Vanazzi, ficando no governo até 2010 quando foi um dos coordenadores da campanha de Tarso. Com a vitória, de 2011 a 2014 foi secretário estadual da Habitação.

Já em 2016 coordenou novamente a campanha vitória de Vanazzi para prefeito, onde foi convidado a ser secretário geral de governo.

Marcel também já foi um dos coordenadores regionais do PT, participou do diretório nacional e foi presidente do diretório de São Leopoldo. Em 2020 concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador em São Leopoldo, elegendo-se e ampliando a bancada do PT de 2 para 3 vereadores.

Atualmente estava coordenando a Secretaria Municipal de Saúde, a convite do prefeito, onde esteve à frente no combate ao coronavírus, no planejamento da vacinação, nas obras das Unidades Básicas e na reestruturação do sistema de saúde da cidade.