Audiência Pública em São Leopoldo define encaminhamentos para revitalização da área do trem na Região Nordeste

Audiência Pública em São Leopoldo define encaminhamentos para revitalização da área do trem na Região Nordeste

Na manhã desta quarta-feira, dia 09, a Câmara de Vereadores de São Leopoldo realizou uma Audiência Pública promovida pelo gabinete da vereadora Ana Affonso (PT), reunindo líderes comunitários, representantes de secretarias municipais e membros da comunidade que reside na região nordeste do município. O evento teve como objetivo discutir os passos iniciais para a construção de um projeto de lei visando a revitalização da área do trem na região nordeste do município.

Durante a abertura da audiência, Ana destacou a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas que promovam o bem-estar da população. “Este evento marca o início de um processo de discussão e cooperação que visa transformar a área do trem na região nordeste de São Leopoldo em um espaço vibrante e inclusivo”, disse.

Participaram do debate os secretários de Cultura Marcel Frison, secretário de Mobilidade Urbana Sandro Lima, secretário de Administração Nelson Spolaor e a secretária de Habitação Karina Camillo. Cada um apresentou suas visões sobre a revitalização, enriquecendo o debate com insights sobre mobilidade, lazer, cultura e habitação para a região.

A vereadora Ana Affonso enfatizou o fato de que a prioridade do governo municipal era garantir moradia e infraestrutura para as famílias e entidades que tiveram de ser realocadas com a obra do trem. “Na época o Governo Vanazzi lutou para que não houvesse prejuízos à comunidade. Agora, vamos buscar a criação de espaços multifuncionais que atendam às necessidades da comunidade, promovendo mobilidade, lazer e atividades culturais. A integração entre as secretarias e o nosso mandato busca garantir que as ações estejam alinhadas com as demandas e expectativas dos moradores”, afirmou.

Já o secretário Sandro Lima, apresentou o estudo para um primeiro projeto que prevê a construção de ciclovia, espaço para pedestres e iluminação. Esta primeira ação deverá ser custeada com recursos obtidos pelo município em financiamentos já aprovados. “Em nosso ponto de vista é necessário consolidar rotas cicloviárias, como também o lazer. Seria um pontapé inicial para a revitalização, pensando na perspectiva de utilizar a elevada do trem que já é utilizada pela população. A partir disso, pensar em projetos para a construção de praças e espaços de lazer e paisagismo”, destacou.

Já o secretário de Cultura, relembrou o processo e as negociações feitas no período em que o trem foi estendido até Novo Hamburgo, que envolvia as áreas por onde a elevada está localizada atualmente. “Existem alguns entraves burocráticos que deverão ser solucionados nas próximas semanas, permitindo que seja colocado em prática o projeto Pilares da Cidadania. Envolveremos artistas locais e também a população que reside na região nordeste”, comentou.

Contribuição da Comunidade

Durante a audiência, os moradores tiveram a oportunidade de fazer perguntas, expressar opiniões e compartilhar suas preocupações sobre a revitalização da área do trem. Entre as lideranças comunitárias, esteve presente o vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Brás, Marcelo Batista Nunes. “Para nós moradores será uma grande conquista, pois esta é uma reivindicação antiga. Sonhamos com pracinhas, lugares para caminhar, para a prática de exercício, do lazer, desfrutar dos espaços com a família com segurança”, contou.

Segundo a vereadora proponente, os diálogos construtivos entre a comunidade e os representantes governamentais demonstraram o compromisso coletivo em criar soluções que beneficiem a todos. “A colaboração entre os diferentes setores da administração municipal e a interação com a população continuarão a ser a base desse processo. Nosso mandato seguirá não só pautando este debate aqui no Legislativo e no governo, como também estimulando a comunidade que participe conosco desta construção coletiva”, finalizou.

Fotos: Eduarda Rocha/Bancada PT São Leopoldo