Câmara de Vereadores encaminha demandas da saúde

Câmara de Vereadores encaminha demandas da saúde

Após audiência pública sobre saúde realizada nesta segunda-feira (31), presidida pelo vereador Brasil Oliveira (PSD), diversas demandas foram encaminhadas ao Executivo municipal e estadual. Entre elas, a solicitação de especialistas (neuropediatra, pediatra, mastologista, ortopedista), a melhora no sistema de acolhimento (para evitar as filas e fichas de atendimento) e a questão de ter médicos mais presentes nos atendimentos para avaliar pessoalmente os pacientes.

 

A audiência teve como tema central a saúde do idoso, mas também avaliou o atendimento em geral. Participaram da audiência a secretária de Saúde do Município, Andréia Nunes; a vice-diretora de Operações do Hospital Cenenário, Gisele da Rosa Vieira; a presidente da Fundação de Saúde de São Leopoldo, Paula Silva; o diretor regional do Ideas, José Luiz Patela, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa e também do Conselho Municipal de Saúde, Isabel Oliveira.

 

“Esta audiência pública foi muito aguardada pela população de São Leopoldo, que estava exigindo esclarecimentos. E também é uma forma de conectar os cidadãos diretamente com a Secretaria de Saúde, trazendo os principais anseios da comunidade, e também de ouvir todos os vereadores e demais interessados em construir um sistema de saúde melhor”, declarou o proponente Brasil Oliveira.

 

Conforme Andréia Nunes, um dos principais gargalos da Saúde, que é o Hospital Centenário, também é responsabilidade do governo do Estado. “Queremos repasse mínimo de 12% do governo estadual, que é previsto em lei. E hoje não estamos recebendo”, destacou. “Pela gestão tripartite, o investimento do Município hoje é de 70%”, esclareceu.

 

O evento contou com a presença maciça de cidadãos, vereadores e funcionários da área da saúde do Município. Foram três horas de um intenso debate, onde a todos apresentaram dados sobre o funcionamento atual da saúde, alocação de recursos e novos projetos.

 

Da parte da população, ficou registrada a necessidade da presença médica de forma mais efetiva nos atendimentos (sobretudo no Centro do Idoso Adão Brito e no Hospital Centenário), a contratação de especialistas e o clamor para que a legislação sobre as prioridades seja cumprida, como é o caso dos tratamentos de câncer.

 

O vídeo completo está disponível no canal TV Câmara no YouTube.