O vereador Fabiano Haubert aprovou o projeto "Junho Violeta" em urgência especial - não requer segunda votação. A ideia nasceu com o objetivo de chamar a atenção para a importância da conscientização do dever de zelar pelo idoso, seja fisicamente e/ou psicologicamente. O dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idoso (15/06) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra os idosos.
Como forma de alusão à causa, nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação na cor violeta com aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, durante todo o mês de junho, assim como a utilização de laço de fita de cor violeta para menção à campanha. O projeto também prevê ações que visam esclarecer e prevenir tal violência.
Atualmente no Brasil os idosos são alvos de extorsões, ameaças, abusos, abandono, entre outros. "Pensar em formas de prevenir e também empoderar a população idosa para quem não caia em golpes e também reconheça quando algo não está certo em diversas situações", disse o vereador.
Projeto de lei: https://acesse.one/PtNa6