Ana Affonso estuda projeto para revitalização urbana em regiões do município

Ana Affonso estuda projeto para revitalização urbana em regiões do município

Desde a última semana, a vereadora Ana Affonso (PT) está percorrendo áreas do município que estão localizadas na parte inferior à elevada do trem para estudar um projeto de revitalização urbana para a comunidade.

Conforme a parlamentar, no período em que a extensão do trem foi efetivada, o município priorizou o reassentamento de dezenas de famílias com moradia digna e infraestrutura para as comunidades reassentadas. “Naquele momento ficou claro que a revitalização deveria ser concretizada em um segundo momento, uma vez que nosso município priorizou a moradia, escolas e unidades básicas de saúde nos bairros que acabaram surgindo com a chegada do trem. Agora queremos ouvir a comunidade, pois são muitos os lugares que podem ser revitalizados, possibilitando uma área comunitária para o lazer, prática esportiva, atividades culturais, entre outros”, afirma.

Para isso, a vereadora já esteve reunida com secretários do governo municipal, além de conversar com moradores das localidades. Em uma das visitas, a secretária municipal de Habitação Karina Camillo acompanhou o trabalho da parlamentar.

“Para todos e todas que vivem aqui, falta um lugar de convívio social. Acaba que estas pessoas se deslocam para a área central da cidade. Desde 2020, a população já se organiza por aqui para reivindicar este projeto que agora será levado até à Câmara”, destaca Karina.

Conforme a vereadora, os recursos obtidos por financiamentos já aprovados na Câmara de Vereadores podem custear estas obras de revitalização. “Este terceiro financiamento aprovado no Legislativo pode contemplar esta demanda que possibilita uma melhor qualidade de vida nestas comunidades. Nosso mandato vai pleitear esta iniciativa”, salienta.

Nas redes sociais, Ana pretende abrir um canal de diálogo com a população para receber opiniões e acrescentar sugestões ao projeto. Em uma série de vídeos publicados em seus perfis, a vereadora mostra trechos onde áreas abaixo da elevada do trem que já possuem espaços comunitários.

“Estações de Novo Hamburgo, por exemplo, tiveram parcerias público-privadas que permitiram um trabalho de paisagismo, de arte e também com ciclovias. Aqui em São Leopoldo, próximo à Unisinos, também existe uma parte já revitalizada. É visível que a população acaba se apropriando destes espaços e criando um ambiente de convívio saudável e de integração”, comentou. Nas próximas semanas, uma audiência pública deverá receber na Câmara de Vereadores entidades e também moradores das localidades para ampliar a discussão sobre o tema. Quem quiser acompanhar o trabalho da vereadora nas redes sociais, basta acessar o perfil @anaaffonso13.  

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Imprensa