Na manhã de quarta-feira (31), foi instalada a Frente Parlamentar de formação de mão de obra na tecnologia e implantação do 5G, pelo deputado Airton Artus (PDT), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e o vereador Gilmar Pinto (PDT), foi escolhido o coordenador da frente na região do Vale dos Sinos.
O objetivo da frente é realizar um trabalho junto com a educação, desde os anos iniciais, projetando a escola em tempo integral 5G com aulas na área de tecnologia. E inserir o parlamento gaúcho em debates que visam propor mecanismo de formação de profissionais no estado e auxílio aos municípios na legislação 5G.
O vereador Gilmar que é parceiro do deputado estadual Artur Artus (PDT), é o coordenador da região do Vale dos Sinos. “Pensar a educação é projetar o futuro da cidade, com mais empregos, renda e qualidade de vida”, disse o vereador que institui nesta quinta-feira a Frente Parlamentar em São Leopoldo. “Precisamos trabalhar para recuperar o Brasil do atraso em relação ao ensino de tecnologia na educação básica”, ressaltou o vereador.
O próximo passo, segundo o vereador é construir a Frente Parlamentar em São Leopoldo e articular com as demais Câmaras da região.
O ato solene foi realizado no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa e estiveram presentes o representante do Tribunal de Justiça do RS, Gerson Moacir; o vice-presidente da Fecomércio; Andre Roncatto; representando a Unisinos, Carlos Diehl; o diretor-geral da Secretaria de Educação do Estado e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; o secretário de obras de Venâncio Aires; Sidnei Luís Vieira, o representante da operadora Claro; Ewerton Saggiomo o representante da Fiergs; Leonardo Rocha; o diretor de relações institucionais da operadora TIM; Cleber Rodrigo Affanio; a gerente das relações institucionais da VIVO região sul, Laiana Souza; o representante da Sindióptica; Roberto Tenedini; o representante do Sindimetal de São Leopoldo, Cláudio Garcez; os representantes do IFSul campus Sapucaia do Sul; Carolina Soares e André Capelão; a presidente da Câmara Municipal de Mato Leitão; Marcela Eggers; o vereador de Mato Leitão, Gustavo Maldaner; o vereador de Passo do Sobrado, Vinicius da Rosa; a assessora institucional do CREF2/RS, Fernanda Makvitz; o representante do CREF4/SP; Thiago Medeiros. Também participaram os representantes do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella e os representantes dos deputados Gerson Burmann (PDT), Marcus Vinicius (PP) e Miguel Rossetto (PT).