Agora é tudo com a Prefeitura

Agora é tudo com a Prefeitura

Cinco anos após ser aprovada, a Lei 8.609/2017, de autoria do vereador Brasil Oliveira, que proíbe a circulação de veículos de tração animal no município, finalmente será implementada a partir desta sexta-feira, 1º de julho. Na avaliação do vereador proponente houve tempo suficiente para adequação da Lei, embora o Governo tenha protelado em relação ao tipo de auxílio a ser oferecido aos carroceiros e, "lamentavelmente, as alternativas surgiram na fase final da circulação das carroças na cidade". 

“A minha parte enquanto autor da Lei foi cumprida. Tivemos a compreensão de que a carroça, tanto por uma questão cultural quanto social, é a principal fonte de renda e sustento dessas famílias, e por isso a ampliação do tempo para adequação", explica Brasil. Por outro lado, as denúncias de maus-tratos aos cavalos também exigiram atenção especial durante a elaboração do Projeto e nesse sentido  o vereador lembra que o tema foi exaustivamente debatido. A Lei foi aprovada e sancionada pelo Executivo com ajustes para ambas as partes: causa animal e carroceiros.

 Foram cinco anos aguardando o avanço da Lei que coloca São Leopoldo entre as cidades que caminham para a redução do sofrimento animal e promoção da inclusão social de 131 famílias de carroceiros. “Fomos eleitos para criar leis que melhorem a vida do cidadão e não para criar problemas e nos eximir das responsabilidades”, justifica o autor da Lei.