Lei de Ana Affonso é tema de painel na Assembleia Legislativa

Lei de Ana Affonso é tema de painel na Assembleia Legislativa

A Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul) e a Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado, promoveram nesta semana um evento especial para tratar sobre temas relevantes para pessoas gestantes. O Seminário de Humanização de Partos e Nascimentos do Rio Grande do Sul, contou com diversos painéis a respeito do assunto, entre eles a Lei Municipal que garante a presença de doulas nos Hospitais de São Leopoldo.

De autoria da vereadora Ana Affonso (PT), a lei foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores em 2019. “Foi um momento de muita alegria, que mostrou a força e a união das mulheres no município. Na época, o texto foi pensado em conjunto com a Adosul que nos trouxe esta demanda, possibilitando que as doulas estejam junto com as gestantes neste momento tão importante”, relembra Ana.

No evento, a vereadora explicou o processo de tramitação e o que a lei representa para as mulheres leopoldenses. “Foi uma conquista muito importante para as mulheres, com a garantia do direito de parir. Esperamos que o nosso projeto seja levado para todo o Rio Grande do Sul”, destacou.

A coordenadora da Procuradoria da Mulher, deputada Sofia Cavedon (PT), declarou que o propósito do encontro é valorizar as ações afirmativas de proteção às gestantes e aos bebês e somar forças para “resistir aos ataques ao direito das mulheres de terem um atendimento humanizado e digno”.

Texto e fotos: Eduarda Rocha/CMSL