Vereador Nestor presta homenagem aos 15 anos do SAMU

Vereador Nestor presta homenagem aos 15 anos do SAMU

Os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Leopoldo foi comemorado, na noite desta segunda-feira, 13, com uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Nestor Schwertner (PT). O encontro, que contou com homenagens e apresentação dos resultados do trabalho do SAMU nesses 15 anos, reuniu servidores, comunidade e autoridades da área da saúde.

O SAMU São Leopoldo foi criado em 11 de junho de 2007 e já atingiu a marca de 130 mil atendimentos à população.  De acordo com os dados apresentados pelo coordenador e responsável técnico da base do SAMU São Leopoldo, Roberto Tyska Bueno, o serviço atende 100% da área de cobertura do município e até a pandemia atendia uma média de 7 a 9 mil urgências e emergências por ano. Agora, houve um incremento, passando de 600 atendimentos mês para 1.100. Sendo que 56% desses atendimentos são clínicos, envolvendo principalmente doença cardiovascular, neurológica, problemas respiratórios e psiquiátricos, e os outros 44% são traumas.

Para o vereador Nestor, a sessão foi uma forma de homenagem e agradecimento a esses profissionais que estão sempre prontos para ajudar e salvar vidas no momento de emergência. “O SAMU é um serviço de saúde pública que funciona em sua excelência e é 100% SUS para todos os cidadãos. Precisamos enaltecer e brigar para que esse serviço continue funcionando em sua plenitude. Essa uma política pública de saúde que salva vidas”, afirmou o vereador em sua fala.

Funcionários recebem homenagem

Durante a sessão, foram entregues duas placas, sendo uma para o coordenador e responsável técnico da base do SAMU São Leopoldo, Roberto Tyska Bueno, como forma de reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade leopoldense. A outra placa foi para a funcionária aposentada, a técnica de enfermagem Joice da Fontoura Moura.  

Também receberam homenagens na sessão, a única condutora mulher do SAMU, Jocélia de Moraes Vieira; a diretoria de Enfermagem do município, Cláudia Lindemeyer, e as técnicas de enfermagem Gisele da Rosa Vieira e Maria Rosalina do Nascimento. Os funcionários do SAMU também prestaram uma homenagem ao colega Ronaldo Darzão, que faleceu de Covid durante o período crítico da pandemia.

O secretário de Saúde, Diego Pitirini, representou o prefeito Ary Vanazzi na solenidade, que contou também com a presença da presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva.