Vereadora Ana Affonso garante inclusão de projeto de patinação no programa

Vereadora Ana Affonso garante inclusão de projeto de patinação no programa

A fim de mobilizar o poder público para apoiar as iniciativas comunitárias, a vereadora Ana Affonso (PT) promoveu na manhã de ontem (18) uma reunião entre as Secretarias de Educação e de Esporte, para apresentar o projeto “Patinador X”.

Esta iniciativa é promovida por voluntários e reúne centenas de crianças e adolescentes na Cerâmica Anitta, no bairro Vicentina, sempre aos domingos e quartas-feiras, promovendo o incentivo à prática esportiva na patinação.

“Esta é uma iniciativa encantadora e que merece um olhar atento do poder público, um incentivo para que cresça ainda mais. Eu visitei o projeto e fiquei impressionada em acompanhar o envolvimento daquela comunidade e a felicidade das crianças”, destacou Ana.

Como atualmente não há recursos para a compra de equipamentos, o grupo de voluntários disponibiliza e reveza o uso dos patins para quem participa. Lanches e refrigerantes também fazem a alegria da criançada que aproveita o projeto, tudo realizado de forma voluntária e custeada pelos próprios moradores da localidade.

“Nosso maior objetivo é criar um espaço de lazer e incentivar o esporte. Tudo começou com nossos filhos e cresceu muito com o tempo, mostrando a necessidade de ter cada vez mais espaços como este, principalmente nas periferias”, explicou um dos coordenadores do projeto, Douglas Garcia.

Como grande parte dos participantes do projeto são estudantes da rede pública, a vereadora então encaminhou ao secretário de Educação, Ricardo da Luz, o pedido de inclusão desta iniciativa no programa de contraturno escolar “Mais Educa São Leo”. Atualmente este projeto municipal já atende mais de seis mil crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. “O contraturno escolar trabalha a criatividade, a coletividade, incentiva a troca de ideias e uma diversão saudável para estas crianças. A inclusão de iniciativas como esta ao Mais Educa, sem dúvida enriquecem nosso programa e fortalecem a parte social que está muito presente em nosso projeto de educação”, salientou o secretário.

As oficinas de patinação com o apoio do município já iniciam no mês de junho. Para isso, serão qualificados um oficineiro e um coordenador que vai ser o elo entre o projeto e a Smed. “Estamos fazendo todo um estudo pedagógico e qualificando os oficineiros que devem atuar neste projeto”, enfatizou o supervisor da Smed, Ederson dos Santos. Participaram também da reunião o secretário de Esporte e Lazer, Douglas da Lua, além dos voluntários William Papagaio e Roseane Costa.

Quem quiser apoiar o projeto “Patinador X” pode entrar em contato com os voluntários pelas redes sociais no @patinadorx.ca. Mais informações também estão disponíveis no site bit.ly/patinadorx.

Texto e foto: Eduarda Rocha - Jornalista MTB 0020411/RS