Vereadores do PT apresentam emenda em projeto que beneficia autistas

Vereadores do PT apresentam emenda em projeto que beneficia autistas

Os três vereadores da Bancada do PT, Ana Affonso, Marcel Frison e Nestor Schwertner, apresentaram emenda ao projeto de Lei do vereador Jeferson Falcão (MDB) que autoriza os pais, familiares ou outros responsáveis a acompanhar a refeição de crianças com Transtorno do Espectro Autista e/ou com necessidades especiais dentro das escolas públicas e privadas. A emenda, apresentada em comum acordo com o proponente, contou com a assinatura da líder do governo, vereadora Iara Cardoso (PDT), e foi aprovada por unanimidade na sessão da última quinta-feira, 14 de abril.

O texto aprovado prevê alterações no sentido de qualificar o projeto adequando-o a relação complexa que envolve o autismo. Entre as alterações propostas está a que permite que os pais, familiares ou responsáveis auxiliem na adaptação da alimentação da criança durante o período do almoço.  Esta autorização fica limitada a um familiar ou responsável por aluno, apenas durante o tempo em que a criança realize a sua refeição e, podendo ser estendida somente por determinação da direção da escola ou por orientação de especialista. A mudança na redação também deixa mais evidente a necessidade de apresentação de um laudo de especialista que reconheça a seletividade alimentar e que recomende a alimentação adequada.

Os vereadores petistas destacam a importância da relação democrática na Câmara, o diálogo, que garantiu em comum acordo com o vereador proponente alterações com o objetivo de qualificar o projeto e beneficiar as crianças autistas. A Bancada do PT , quando pediu vistas, pretendia qualificar ainda mais o projeto, pois um assunto tão complexo como o autismo merece a atenção, a seriedade e a união de esforços de todos.