Manifesto “Mulheres com Ana Affonso” marca compromisso de pré-candidatura com a luta feminista

Manifesto “Mulheres com Ana Affonso” marca compromisso de pré-candidatura com a luta feminista

Foi lançado nesta semana em um evento especial o manifesto “Mulheres com Ana Affonso”. O documento oficializa o compromisso da pré-candidata com a luta das mulheres. Assinado por diversas lideranças femininas da sociedade civil, o manifesto destaca a importância da representatividade feminina no espaço político, desde que esteja engajada com a luta das mulheres da classe trabalhadora.

“Neste ano, como uma liderança que se reconhece como uma agente de resistência perante o cenário da política brasileira, eu me coloco à disposição para representar esta grande diversidade de mulheres que lutam diariamente no campo e na cidade. Enfrentamos momentos onde ficaram claras as tentativas de nos invisibilizar nos espaços políticos, seja pelo golpe institucional contra a presidenta Dilma, seja pela eleição de uma figura misógina e violenta como Bolsonaro”, afirmou Ana.

Atualmente o Brasil conta com mais de 21 milhões de famílias chefiadas por mulheres, que sofrem no dia a dia perante a situação econômica e os ataques aos programas sociais. “Este manifesto representa um projeto ideológico em defesa de todas e todes que penam sob a exploração do capitalismo e o sistema patriarcal. Esta é a garantia de que a Ana precisa cumprir um papel representativo, que estará em diálogo constante com o povo da periferia. Estamos aqui apoiando este projeto”, destacou a vereadora Nadir de Jesus. 

Também esteve presente o prefeito municipal Ary Vanazzi, que salientou a necessidade de instaurar em outros municípios gaúchos o exemplo da rede de atendimento e apoio às mulheres existente em São Leopolo. “Temos mulheres em cargos de liderança aqui, além de uma rede quer é exemplo para todo o Estado. Valorizamos as políticas públicas de cuidado e diminuição da desigualdade de gênero, e isso deve ser implementado em todo o Rio Grande do Sul”, explicou.

Outros eventos semelhantes devem ser realizados nas próximas semanas a fim de divulgar o manifesto e compartilhar as ideias da luta das mulheres em outros municípios.

Texto: Eduarda Rocha/CMSL – Jornalista MTB 0020411/RS
Fotos: Bruno Pereira/CMSL