Audiência Pública de 16/03

Audiência Pública de 16/03

Audiência pública esclarece sobre passaporte vacinal
para alunos das escolas de São Leopoldo

     Diante da falta de esclarecimentos da Prefeitura em relação à exigência de passaporte vacinal para alunos das escolas de São Leopoldo, o vereador Gabriel Dias (Cidadania) coordenou audiência pública, na noite de quarta-feira (16). O encontro teve mais de uma centena de participantes, reunindo representantes do governo municipal, vereadores, Conselho Tutelar, médicos e pais, em uma oportunidade para que ficassem claras as regras para o tema.
     No evento, o secretário de Educação de São Leopoldo, Ricardo Fernandes da Luz, garantiu que nenhuma criança, vacinada ou não, deixará de ter acesso às escolas, sendo exigida, como sempre foi, a carteira vacinal. Apenas observou que, quando o aluno não tiver sido vacinado, há encaminhamento para o Conselho Tutelar, que definirá o procedimento a ser tomado, o que inclui a possibilidade de levar o tema para o Ministério Público.
     A representação do Conselho Tutelar destacou que o Plano Nacional de Imunização (PNI) não inclui como obrigatória a vacina contra a covid entre as exigências para crianças de 5 a 11 anos, mas não descartou o envio os casos para o MP.
     Gabriel Dias avaliou como muito positiva a audiência pública, por cobrir uma lacuna deixada pelo governo Vanazzi, que não dialogou com a comunidade sobre o tema. Lamentou a ausência do Ministério Público na audiência, mas ele entrará em contato para que se possa passar aos leopoldenses qual a posição do MP.