Ana Affonso se despede da presidência do Legislativo em São Leopoldo

Ana Affonso se despede da presidência do Legislativo em São Leopoldo

A noite de segunda-feira, dia 20, foi marcada pela eleição da composição da nova mesa diretora do Legislativo Municipal, em São Leopoldo. Em uma sessão especial que seguiu as determinações do regimento interno, os vereadores elegeram com 11 votos e duas abstenções, o vereador Tarzan (Republicanos) como presidente para o ano de 2022.

Além deste, também fazem parte da mesa diretora os vereadores Marcelo Dentinho (PTB) e Tiago Silveira (PT), vice-presidente e secretário respectivamente. A nova diretoria do Legislativo começa a atuar já a partir do dia 3 de janeiro. Assim, o ato de eleição marcou também o encerramento da gestão presidida pela vereadora Ana Affonso (PT).

“Foi um ano de muito trabalho, muitos desafios e, principalmente, de muitas conquistas. Em 2021, construímos ações e iniciativas que permanecerão e possibilitarão que a nossa cidade continue avançando. Fico muito feliz por tudo que realizamos neste período", destaca a presidenta Ana.

Entre os principais pontos da gestão administrada pela vereadora está a assinatura do termo de cooperação entre a Câmara e a Prefeitura para a construção de uma sede própria para o Legislativo, a implementação da TV Câmara, a criação do Memorial das Vítimas da Covid-19, o retorno da Tribuna Popular e, em especial, o duodécimo de cerca de 2 milhões de reais que será devolvido ao município.

“Mesmo com tantos avanços, conseguimos ter uma economia de R$2 milhões. Esse dinheiro retornará à população através de investimentos no Hospital Centenário, nas Cozinhas Comunitárias, no Fundo Municipal de Habitação e no Canil Municipal”, pontua.

Para ela, o ano teve um resultado muito positivo com melhorias para os vereadores da Casa e também para a população, que viu projetos essenciais serem aprovados. “Debatemos iniciativas importantíssimas que vão beneficiar muito a nossa comunidade, como investimentos em infraestrutura para o município, com a pavimentação de mais 100 ruas”, comenta a vereadora, salientando que políticas públicas para as redes de Educação, Saúde e Assistência Social foram criadas tanto pelos parlamentares da Casa quanto pelo Executivo.

Ainda segundo Ana, a gestão de 2021 possibilitou que a Câmara estivesse mais próxima da população, mesmo com as restrições da pandemia. “Ainda no início do ano, retomamos a participação da comunidade no Legislativo com a Tribuna Popular no ambiente virtual. Depois, com o projeto TV Câmara, mostramos muito mais o trabalho desenvolvido pelos vereadores e facilitamos o diálogo com os leopoldenses”, conclui.

Todas as ações promovidas durante a gestão de Ana Affonso foram apresentadas na prestação de contas da Câmara na última sexta-feira, 17. Para conferir é só acessar os canais oficiais do Legislativo no Youtube e no Facebook.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo/CMSL
Supervisão e foto: Eduarda Rocha – Jornalista/CMSL