Ação de Novembro Azul na principal via de São Leopoldo

Ação de Novembro Azul na principal via de São Leopoldo

No sábado, 20 de novembro, ocorreu uma ação de conscientização do câncer de próstata na esquina das ruas Independência e Conceição. A iniciativa do ato partiu do vereador, Fabiano Haubert (PDT) juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) e com a Fundação Hospital Centenário.

A ação contou com a Unidade Móvel de saúde que disponibilizou atendimento médico e encaminhamentos de exames via SUS (caso necessário) para as mais de 60 pessoas atendidas. “Hoje estamos aqui em uma atividade junto a equipe do Hospital Centenário para ajudar na conscientização sobre o câncer de próstata, para que a população procure atendimento com proctologistas e façam os exames necessários, pois essa doença  atinge mais de 65 mil pessoas por ano no nosso país, é por isso que essa e outras ações do Novembro Azul se tornam tão importantes para a saúde masculina. Câncer é algo sério e precisa ser prevenido”, disse o vereador, Fabiano Haubert.

Ao ser questionado sobre a conscientização que o Novembro Azul faz o funcionário público de 56 anos, Giovani Souza disse “Os homens tem que tomar isso com muita seriedade quebrando todos os preconceitos que foram construídos desde a nossa infância, nós precisamos ter esse cuidado com nós mesmos, porque com o diagnóstico precoce as chances de cura aumentam em 90%”.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Estiveram presentes também na ação, o secretário municipal da saúde, Marcel Frison; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, Juliano Maciel; a diretora do Hospital Centenário, Lilian Silva, além de representações da sociedade civil.