Vereador Fabiano Haubert cria Campanha de Combate aos Golpes Financeiros praticados contra Idosos

Vereador Fabiano Haubert cria Campanha de Combate aos Golpes Financeiros praticados contra Idosos

É do conhecimento de todos que, os idosos são as maiores vítimas de estelionato, sofrendo os mais diversos golpes financeiros, como as abordagens nas proximidades de caixas eletrônicos, ou golpe conhecido como “bilhete premiado”, além de empréstimos com desconto direto na fonte sem o devido consentimento, com o objetivo de minimizar estes casos o vereador  Fabiano Haubert, da bancada do PDT, protocolou Projeto de Lei que cria a Campanha de Combate aos Golpes Financeiros praticados contra Idosos.

“Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, acredita-se que a situação se tornou mais crítica e esse público precisa da nossa proteção” enfatiza o vereador Fabiano Haubert.

Segundo a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60 por cento desde o início da pandemia do coronavírus.

 A maior parte incluiu o pedido para que os correntistas mais velhos forneçam dados pessoais e senhas para estelionatários.

“Tem sido comum o registro de golpes contra os idosos, em geral, praticados até mesmo dentro da própria família. São golpes como a apropriação indébita de recursos financeiros ou bens, administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários, contratação de empréstimos financeiros sem o conhecimento do próprio idoso, enfim, uma série de práticas que prejudicam muito a vida dessas pessoas”, destaca Haubert.

“Acredito que essas campanhas de cunho permanente darão maior amparo a esta camada importante da população. Assim, a campanha destina-se ao desenvolvimento de ações educativas, objetivando proteger as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento, auxílio e atenção as movimentações financeiras praticadas por idosos, priorizando a prevenção, repressão e proteção e auxílio às vítimas (idosos) de golpes financeiros”, finaliza o vereador Fabiano Haubert.