O vereador Lermos protocolou o projeto que inclui o conteúdo sobre a cultura tradicionalista gaúcha nas aulas ministradas nas escolas da rede municipal de ensino de São Leopoldo (Exp. 1430 - PV 168/2021).
História, cultura, arte, gastronomia, costumes. Todos estes componentes fazem um povo ser o que é. E por que não ensinar desde cedo o quanto o assunto é importante? A proposição que visa o tradicionalismo gaúcho virar tema na escola visa exatamente isso: mostrar aos alunos a sua relevância, o quanto é fundamental se dar a conhecer as raízes de seu povo.
Na visão do vereador Lemos, a disciplina deve abranger aspectos históricos, artísticos e folclóricos da tradição gaúcha. Sendo que a lei vem contribuir com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Referencial Gaúcho, previsto dentro das especificações de territorialidade, claro. Relembrar fatos positivos, preservar coisas boas do passado, o patrimônio sociocultural do Rio Grande do Sul. “Acredito que a história pode, sim, servir de exemplo para as novas gerações”, afirma Lemos.