Audiência pública, conduzida pelo vereador Falcão, destacou vantagens da contratação do trabalho prisional

Audiência pública, conduzida pelo vereador Falcão, destacou vantagens da contratação do trabalho prisional

Na presença de autoridades da segurança pública, representantes do Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público e da iniciativa privada, o vereador Falcão (MDB) conduziu a audiência pública sobre o trabalho prisional em São Leopoldo. Entre as conclusões, Falcão destacou que o Termo de Cooperação com o Estado do RS, através da SUSEPE, e o trabalho prisional remunerado é vantajoso a todos os agentes envolvidos.

“A contratação de apenados permite a reinserção social deles, retirando-os da ociosidade do cárcere. Além disso, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido. Os contratos ou convênios remuneram o trabalho a ponto de contribuir para a subsistência dos apenados e suas famílias, que, na sua maioria, são residentes do município. Isso acaba fomentando a economia local.”, destaca Falcão.

SERVIÇOS PÚBLICOS A SEREM EXECUTADOS PELOS APENADOS

O vereador salienta que o convênio com o Executivo atende à grande carência na prestação de serviços públicos na cidade, tais como: limpeza, recolhimento de lixo e resíduos; varrição, capina, roçada nos logradouros públicos, especialmente nas praças e espaços de convivência; limpeza de bocas de lobo, cemitérios; limpeza e manutenção das baias e alimentação dos animais do Canil Municipal, auxílio aos veterinários para contenção e aplicação de medicamentos aos animais, bem como no remanejo e sua captura na rua e dentro do abrigo; jardinagem, corte, varrição de gramas e sujeiras; pinturas em geral; marcenaria, serralheria; triagem de alimentos e roupas de doações, entre outros. “Neste caso, o município é favorecido com geração de economia, pois o valor pago pelos serviços é inferior ao praticado no mercado”, frisa.

Falcão sugeriu uma agenda com o prefeito e com a diretoria do Instituto Penal para esclarecer a data prevista para início dos trabalhos; a atual situação do Programa, seu planejamento e por que ele ainda não foi colocado em prática, já que o prefeito assinou o Termo de Cooperação em março. O vereador quer saber também a quantidade de apenados que serão utilizados inicialmente e o plano de execução do trabalho, inclusive com os locais e serviços que serão contemplados. Outro encaminhamento foi intermediar um contato com a ACIST.

PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA

O evento teve a participação da diretora do Instituto Penal de São Leopoldo, Fernanda Camargo, o Diretor de Tratamento Penal, Cristian Erickson Colovini, a Responsável pelo Trabalho Prisional na SUSEPE, Elisandra Lidiane Minozzo, a assistente Social da SUSEPE, Ana Carolina Ferreira, o subcomandante do 25º BPM, major Leonardo da Rosa de Souza, vice-Prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana do Município de Sapucaia do Sul, Alexandre Manoel da Rosa, a coordenadora do Protocolo de Ação Conjunta (PAC), Fabiana Chagas, o diretor da Empresa Microerosão Indústria e Comércio de Produtos Plásticos Eireli, Cláudio Zorzi.

Representando o Executivo municipal, participaram o Secretário De Administração, Thiago Gomes, o secretário De Segurança Pública E Defesa Comunitária, Nestor Schwertner, o superintendente de Revitalização Urbana, da Sec. de Mobilidade e Serviços Urbanos, Claudimir Schutze. Já do Legislativo,  a audiência contou com o vereador Tiago Silveira e representantes dos gabinetes dos vereadores Fabiano Haubert, Rafa Souza, Hitler Pederssetti e Nadir Jesus.