Professor Luciano assume na Câmara e faz indicação para criação de cargo de orientador educacional na rede de ensino

Professor Luciano assume na Câmara e faz indicação para criação de cargo de orientador educacional na rede de ensino

Mais um vereador estreou na tribuna da Câmara de Vereadores. Nesta última terça-feira (28) foi a vez do suplente Luciano Peixoto, do MDB, realizar o juramento de posse e assumir uma cadeira no Legislativo de São Leopoldo. Ele substituiu o titular, vereador Falcão. Luciano, que é advogado e professor da rede pública municipal, aproveitou a oportunidade de fazer uma indicação de projeto de lei ao Poder Executivo. O expediente trata sobre a criação de cargo de orientador educacional concursado na rede municipal de ensino.
“Com o período pandêmico as dificuldades de aprendizagem de nossos alunos se acentuaram, com o aparecimento de mazelas, desde as mais corriqueiras, como a perda do desejo de aprender, às dificuldades na alfabetização, até abusos físicos e psicológicos sofridos pelos estudantes. Precisamos, cada vez mais, de atendimento pedagógico qualificado, sendo essencial um profissional capacitado que sirva de escuta, apoio pedagógico e psicológico para as nossas crianças e adolescentes”, justifica o vereador.
O professor Luciano conhece as limitações impostas pela Lei Complementar 173/2020, porém, propõe o início deste debate com a categoria e comunidade escolar para que após o fim da vigência da referida lei, possa ser implementada a indicação. Ele lembra que quanto à remuneração do cargo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB receberá incremento na contribuição da União até atingir o percentual de 23% até o final de 2026.
Nesta quarta-feira (29), o vereador Falcão reassumiu a cadeira e conduz audiência pública sobre o trabalho prisional na administração pública.