Vereadora Iara Cardoso participa do lançamento do Programa 3 Mil Talentos

Vereadora Iara Cardoso participa do lançamento do Programa 3 Mil Talentos

Nesta quarta-feira, dia 29 a vereadora Iara Cardoso da Bancada do PDT, participou do lançamento do Programa 3 Mil Talentos , que irá proporcionar cursos gratuitos para jovens e adultos, para se capacitarem para vagas de empregos na área de tecnologia existente no  Município.

“Este programa tem a capacidade de transforma em realiza de o sonho de muitas jovens estudantes que até pouco tempo não tinham certeza de seus futuros profissionais e também de adultos que hoje estão fora do mercado de trabalho” comemora a vereadora Iara Cardoso.

O Programa 3 Mil Talentos TI consiste na oferta de cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Com o objetivo de atuar na capacitação de jovens e adultos, a iniciativa busca habilitar os estudantes para o ingresso imediato no mercado de trabalho, atendendo também as demandas das empresas de TI do Tecnosinos.

No escopo do 3 Mil Talentos TI, foi estruturado um modelo pedagógico baseado na construção de trilhas de aprendizagem para formação de talentos nos mais diversos níveis de aprofundamento. Ou seja, o estudante pode começar como jovem aprendiz, passando pelo técnico de sistemas e linguagens de programação, até cursos que trabalham conceitos e aplicabilidade de tecnologias avançadas com Inteligência Artificial - IA e Internet das Coisas - IOT, realizando diferentes qualificações.

De acordo com estudos periódicos realizados pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex, “a não-solução da escassez de recursos humanos na área levará a uma perda de receita na ordem de R$ 139,3 bilhões no Brasil até 2026”. Este problema se não for resolvido irá se agravar, causando perdas significativas para o setor.

Nesta fase inicial do projeto, serão disponibilizadas 540 vagas distribuídas em 27 turmas. As aulas começam no dia 3 de novembro e as inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de setembro e 22 de outubro. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-3060.