Agenda de atividades contra os cortes na saúde pública

Agenda de atividades contra os cortes na saúde pública

Vereadores da região metropolitana seguem na mobilização contra os cortes planejados pelo Governo do Estado com o programa Assistir, que altera a forma de distribuição dos recursos destinados aos Hospitais Públicos.

Em reunião à distância realizada nesta semana, os parlamentares definiram uma agenda de atividades para os próximos dias. Entre as ações, está o abraço simbólico nas casas de saúde nos municípios que serão afetados pela diminuição de recursos.

Apesar de adiar o projeto que vai cortar até 200 milhões em recursos, o governo estadual anunciou que a programação é para que a medida entre em vigor a partir de janeiro do próximo ano. “Em plena a pandemia o Governo Leite pretende colocar em vigor esta medida desumana. O adiamento é uma estratégia para desmobilizar, colocando em prática o programa a partir de janeiro, período de recesso. Precisamos levar esta denúncia até a população, reunir a comunidade para defender a saúde pública”, destacou a presidenta da Câmara de São Leopoldo, Ana Affonso (PT).

Segundo a chefe do Legislativo de Esteio, Fernanda Fernandes (PP), é necessário que o diálogo também seja ampliado entre o Governo do Estado e as lideranças políticas da região. “Precisamos ser recebidos por representantes do Exceutivo Estadual e buscar reverter esta decisão. Vamos exigir um canal de diálogo de forma coletiva, com a presença dos presidentes e vereadores das câmaras”, salientou.

O abraço simbólico aos hospitais acontece na quinta-feira, dia 23, e deve reunir funcionários da saúde, vereadores, lideranças comunitárias e pessoas da comunidade em geral. Assim como em 2017, em São Leopoldo o ato acontece em frente ao Hospital Centenário, ao meio dia, promovido por integrantes do Comitê em Defesa do Hospital Centenário.

Texto e foto reunião: Eduarda Rocha/CMSL