Câmara aprova investimento em infraestrutura urbana

Câmara aprova investimento em infraestrutura urbana

A Câmara Municipal de São Leopoldo aprovou, por maioria, o Projeto de Lei 076/2021 sobre a contratação de crédito para obras de infraestrutura urbana na cidade. A votação aconteceu na Sessão Ordinária do dia 2 de agosto e reuniu oito votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.

De autoria do Executivo, o Expediente prevê a contratação de até R$ 30 milhões por meio do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA) da Caixa Econômica Federal. Conforme a justificativa do projeto, além da pavimentação de ruas, o empréstimo vai permitir a modernização administrativa, como a renovação de equipamentos e do sistema de gestão. “Ressaltamos o impacto positivo na economia local, a partir da continuidade, em dimensões significativas, do investimento público, como uma ferramenta impulsionadora do potencial econômico local, fomentadora do empreendedorismo e geradora de renda”, diz o documento. 

Para a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso (PT), este projeto vai permitir que a infraestrutura do município avance cada vez mais. “Nossa cidade seguirá se desenvolvendo rumo ao Bicentenário, gerando novas oportunidades e mais qualidade de vida para os leopoldenses. Desde a última gestão do prefeito Ary Vanazzi nós vivemos um novo momento, em que novamente conseguimos crédito para realizar investimentos para o crescimento do munícipio”, comenta. 

O vereador Gabriel Dias (Cidadania) se absteve do voto com a justificativa de que faltam informações sobre quais ruas serão pavimentadas. “Não recebemos nenhuma explicação sobre este novo empréstimo, assim como, ainda não recebemos o pedido de informação sobre o outro empréstimo. Desta forma, eu não consigo nem fiscalizar todas as ruas, se foram feitas ou não, se o contrato foi executado, porque eu não tenho essa informação”, pontua. 

Quanto a isto, o vereador Tiago Silveira (PT), explicou que, entre 2017 e 2020, mais de 200 ruas foram calçadas na cidade. “Eu gostaria de lembrar os vereadores que votaram contrários ao projeto que estas ruas que serão pavimentadas também estão nos bairros em que eles residem. Toda a população será beneficiada”, destaca. 

O Projeto de Lei já foi sancionado e pode ser conferido na íntegra em https://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/, com o n° do Expediente 1112. Para conferir o debate completo da Sessão Ordinária é só acessar os canais oficiais da Câmara, no Youtube e no Facebook.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária do Jornalismo / CMSL
Foto: Valentin Thomaz/PMSL