Bancada do PT avalia impactos de cortes do governo Estadual

Bancada do PT avalia impactos de cortes do governo Estadual

Os vereadores da bancada do PT da Câmara Municipal de São Leopoldo, Ana Affonso, Nadir Jesus e Tiago Silveira, estiveram reunidos com a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, na manhã desta terça-feira, 31.

No encontro, os parlamentares debateram a respeito dos cortes de recursos destinados à instituição por meio do programa "Assistir" anunciado pelo Governo do Estado. Lilian apresentou a contraproposta enviada pelo poder público, como uma tentativa de minimizar o prejuízo causado pela redução de verbas.

“Nós estávamos em uma crescente, ajustando investimentos. De forma alguma queremos que outros hospitais não recebam verbas, mas a forma de distribuição anunciada está equivocada”, explicou a presidenta da fundação.  

O Legislativo, representado na ocasião pela presidenta Ana Affonso, já se posicionou contrário à decisão e reativou o Comitê em Defesa do Hospital Centenário, buscando formas de reverter a situação. “Cada vez mais nós temos a certeza de que este programa causará um impacto muito negativo no atendimento à comunidade. Este anúncio é um choque nas contas dos hospitais públicos”, comentou Ana Affonso.

Além disso, segundo a gestora da Casa de Saúde, o espaço de atendimento especializado para a covid-19 poderá ser fechado. “Corremos o risco de encerrar este serviço, o que seria muito prejudicial à população local”, destaca Lilian.

Em pauta, também estiveram as atividades de mobilização contrária ao programa estadual, como ações que reúnam a população de São Leopoldo e região. “Este é um momento de união. Precisamos trabalhar em defesa da saúde pública, mantendo os serviços para quem utiliza o SUS”, salientou Nadir Jesus.

Mesmo com a decisão de adiamento do programa para janeiro de 2022, de acordo com o vereador Tiago Silveira, ainda é importante que todas as lideranças convoquem a comunidade para pressionar o governador. “Quem vai falar para a gestante que ela não poderá ter seu bebê no Hospital Centenário? Por que este será o custo da retirada de verbas do governo do Estado. A gravidade do programa Assistir é gigantesca, uma política desastrosa”, enfatizou.

Texto: Eduarda Rocha/CMSL e Patrícia Wisnieski – Estagiária/CMS
Foto: Eduarda Rocha/CMSL