Audiência Pública busca o incentivo ao uso de Energia Solar

Audiência Pública busca o incentivo ao uso de Energia Solar

Com o objetivo de ampliar a discussão e a partir daí fazer um esboço da criação de um Projeto de Lei para incentivar o uso de energia renovável no Município, o vereador Rafa Souza, da bancada do PDT, realizou de forma hibrida uma Audiência Pública, na segunda-feira, dia 23.

 “Queremos estimular o uso de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e sistemas de aquecimento de água com placa solar, em edificações públicas, residenciais e não residenciais” adverte Rafa Souza.

O vereador Rafa Souza, ao abrir a Audiência Pública, comentou que, de três a cinco anos pra cá, começamos a ver o crescimento dos números de placas fotovoltaicas no município, sendo que hoje tem mais incentivos e financiamentos para se obter esta tecnologia.

“O fator econômico, a geração de empregos e a questão ambiental e cultural devem ser levados em conta para a adesão deste sistema. Hoje tem linhas de financiamento que custam quase o valor da conta de consumo de energia elétrica onde em quatro a cinco anos se paga o investimento da colocação desta nova tecnologia e  o usuário vai ver sua conta mensal baixar de valor drasticamente”, exemplifica Rafa Souza.

A intenção do Projeto de Lei que Institui a Política Municipal de Incentivo ao Uso de Energia Solar de autoria do vereador Rafa Souza, prevê a concessão de incentivos para empresas fabricantes de componentes ou de geração de tecnologias que se instalaram no município, concedendo desconto no IPTU, e no ISSQN durante o período de financiamento do projeto.

O prefeito Ary Vanazzi, que participou da audiência de forma remota se diz um entusiasta na questão ambiental, tanto que nossa cidade tem um maior número de parques e arroios preservados. “Este processo vai auxiliar na diminuição de gás carbônico em nosso Município e por este motivo o poder público estará de portas abertas para acatar este projeto” sinaliza Vanazzi.

“Quero parabenizar o vereador Rafa Souza pelo seu esforço, dedicação e sensibilidade pelo encaminhamento deste projeto ao Executivo, o qual trará muita economia e avanços para a nossa cidade” pondera o prefeito Vanazzi.

Participaram ainda da Audiência Pública o secretário de administração Thiago Gomes, engenheiro elétrico do Semae, Cristiano Baumgarten, , a vereadora da Bancada doPT, Nadir de Jesus, a gestora ambiental especialista em energias renováveis, Rosana Rosa,   a diretora da Apoena Socioambiental , além de técnicos  na área de energia fotovoltaica de empresas estabelecidas no Município.´