Na Semana do Estudante, Câmara promove debates sobre o tema em programa especial

Na Semana do Estudante, Câmara promove debates sobre o tema em programa especial

A Câmara Municipal de São Leopoldo realizou na noite de segunda-feira, 9, mais um painel do projeto Grandes Debates. A iniciativa, promovida pela presidenta do Legislativo, vereadora Ana Affonso (PT), debateu o Dia do Estudante e os Desafios da Educação, com a participação de representantes de movimentos estudantis nacionais e estaduais.

Entre as lideranças que participaram do programa, esteve a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Júlia Aguiar. Em sua fala, ela reforçou a necessidade de debater a educação pública nas Câmaras Municipais, Estaduais e Federais. “O que a gente tem visto nas Universidades Federais é uma dificuldade imensa de se manter, pelos tantos cortes orçamentários e também pela pandemia, que implementou uma nova realidade na educação brasileira”, comenta.

De acordo com a proponente do debate, a pauta do Dia do Estudante é fundamental e faz parte da luta pelo ensino público. “A educação pública e em geral tem sido alvo dos nossos governos, tanto a nível federal quanto estadual. Os resultados da falta de investimento geram toda uma carência estrutural e também o constante ataque à questão do conteúdo ensinado nas escolas”, destaca Ana Affonso.

Júlia também contextualizou o momento de crise no país e o impacto dos cortes no orçamento, assim como, da emenda constitucional que congelou o investimento na educação pública por 20 anos. “Desde 2016, nós já sabíamos que as universidades brasileiras e o conjunto da educação nos estados e municípios iriam passar por um processo de maior dificuldade para manter as instituições vivas, as contas pagas, as bolsas dos estudantes na ativa, as bolsas de pesquisa e de ensino de extensão”, pontua.

Além da falta de investimento, os movimentos estudantis salientaram que a alta evasão escolar é resultado da crise econômica e da falta de incentivo, somada às dificuldades de ingressar e se manter no ensino. Para a ex-vice-presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alice Gaier, é preciso garantir que mais estudantes consigam entrar, permanecer e concluir o ensino, em especial, na educação pública. “Nós perdemos o direito de sonhar com a entrada na Universidade e nós não podemos deixar isto acontecer. Nós não podemos retroceder na popularização da Universidade porque, por mais que a gente tenha avançado, quando chega no mercado de trabalho a realidade é outra. Ainda há muito o que superar”, enfatiza.

O debate contou ainda com a participação da Diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabriela Frison; do Diretor da UNE, Lucas Reinehr; do presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), Lincon Fonseca; do presidente do Grêmio LUTAR do IFSul, Daniel Schilling; e dos representantes do Diretório Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, Luiz Boneti e do Levante Popular da Juventude, Gabriela Vitelo. A transmissão ao vivo foi feita pelos canais da Câmara de Vereadores no Youtube e Facebook e seguem disponíveis na íntegra.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara
Supervisão: Eduarda Rocha/CMSL – Jornalista MTB 0020411/RS
Foto: Eduarda Rocha/CMSL