Vereador Marcelo Dentinho e Oncologia Centenário buscam alternativas para otimizar atendimento de pacientes

Vereador Marcelo Dentinho e Oncologia Centenário buscam alternativas para otimizar atendimento de pacientes

Referência no tratamento de pacientes com câncer para São Leopoldo e mais 20 municípios, a Oncologia Centenário foi tema de reunião entre o vereador Marcelo Dentinho, o gerente da instituição, Felipe Broecker, a Dra. Oncologista Nataly Moraes, e o coordenador de Bancada do PTB, Leandro Lemes. O encontro, realizado no gabinete do vereador nesta quarta-feira (04), teve como foco a busca de alternativas para acelerar o processo de atendimento dos pacientes, além da otimização dos recursos públicos. 

Segundo Dentinho, “é necessário otimizar o período entre o diagnóstico até o início do tratamento, pois, como é de conhecimento geral, este intervalo de tempo pode dar ao paciente uma chance maior de cura, ou mesmo um aumento de sobrevida”. Ainda de acordo com o vereador, “é preciso valorizar o que está dando certo no município e, se possível, expandir este atendimento para a população”. 

Conforme a dra. Moraes, oncologista da instituição, “o paciente de câncer necessita de cuidados paliativos, por isso, é preciso um atendimento especial desde o diagnóstico até a fase final de tratamento”. Ainda conforme ela, existem experiências realizadas em outros municípios que poderiam ser implementadas em São Leopoldo. 

Já para o gerente da Oncologia Centenário, Felipe Broecker, ter o apoio do poder público é importante para conquistar novos avanços para o tratamento de pacientes com câncer. “Nosso ideal é sempre atender a todos que precisam. Estamos constantemente buscando maneiras de expandir nossas ações, dando o melhor atendimento possível para quem procura a Oncologia”. 

Algumas alternativas foram apresentadas durante a conversa. Ao final do encontro, o vereador se comprometeu em ir atrás de apoio federal, e ressaltou o compromisso que tem com a saúde pública do município. “A saúde merece toda atenção possível. É um trabalho complicado, mas precisamos agir para que o cidadão tenha um atendimento rápido e eficaz, pois, como já mencionado, a saúde não pode esperar", finalizou o vereador.