Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo em pauta no Legislativo Leopoldense

Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo em pauta no Legislativo Leopoldense

A Câmara Municipal de São Leopoldo debateu na última segunda-feira, 02, o Projeto de Lei 049/2021, que trata sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo. O evento foi promovido pela Comissão Especial que analisa a proposição, e abordou a necessidade de atualização da Lei para que o Conselho esteja de acordo com as diretrizes nacionais.

Presidenta da Comissão, a vereadora Nadir Jesus (PT) pontuou que, desde a última alteração da legislação, aconteceram diversas mudanças na instituição, exigindo que o Conselho seja reestruturado para que o município seja incluído no Mapa do Turismo Brasileiro. “Um Conselho mais ativo vai possibilitar que o município acelere a geração de empregos, assim como aumentar a oferta de serviços à população”, ressaltou. 

A Audiência contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, do secretário-adjunto da Sedettec, Mário Rosito, da Diretora Municipal de Turismo, Lilian Motta, do representante da Diretoria de Apoio à Microempresa, Augusto Souza, e de representantes do Museu Histórico, da Rep Tur Turismo e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo. Além destes, os membros da Comissão Especial, os vereadores Gabriel Dias (Cidadania), Fabiano Haubert (PDT) e Tarzan Corrêa (PRB) também participaram da conversa. 

De acordo com Maciel, a reestruturação da Lei faz parte de um conjunto de ações que visam fortalecer as políticas públicas do setor para que a cidade esteja preparada para receber as oportunidades que surgirão nos próximos anos. “Este PL é de especial importância diante do contexto que a cidade já vive e que vai se aprofundar nos próximos três anos. Até 2024, ano de comemoração do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a pauta do Turismo se torna um potencial gerador de empregos, de renda e de resgate da história da cidade”, reforçou o secretário. 

Além disso, o gestor da Sedettec enfatizou que o projeto seja analisado pelo Legislativo com urgência devido ao prazo de atualização do Mapa do turismo. “É preciso salientar a necessidade de agilizar a tramitação desta proposta legislativa, obviamente respeitando o regimento interno, visto que há alguns elementos que exigem a reestruturação para que a gente tenha acesso às políticas públicas nacionais do setor”, afirmou.

 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara
Supervisão: Eduarda Rocha – Jornalista/CMSL
Foto: Eduarda Rocha/CMSL