Audiência Pública trata sobre o combate à pobreza menstrual na Câmara de  São Leopoldo

Audiência Pública trata sobre o combate à pobreza menstrual na Câmara de São Leopoldo

A Câmara Municipal de São Leopoldo realizou na noite de quarta-feira, dia 28, uma Audiência Pública para debater o enfrentamento à pobreza menstrual no município. A conversa foi proposta pelo vereador Tiago Silveira (PT) e abordou a necessidade de políticas públicas de combate ao problema, além da assistência às meninas e mulheres em situação vulnerável. 

De acordo com o parlamentar, a pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a saneamento básico e itens de higiene, relacionada à falta de informação e ao tabu da educação sexual. “Precisamos de um processo de formação contínua não só nas escolas, mas em vários espaços do município, para que a gente prepare estas meninas para esse momento tão importante de suas vidas. Dignidade menstrual passa por saneamento básico, acesso a produtos e também educação”, destacou. 

O debate contou com a participação dos secretários (as) municipais de Saúde, Marcel Frison, de Políticas para Mulheres, Margarete Ferretti, de Desenvolvimento Social, Fábio Bernardo e de Direitos Humanos, Paulete Souto, assim como, do Coordenador da Central Única de Favelas (CUFA) de São Leopoldo, Pablo Alba e da representante do Projeto Menstruantes, Elisângela Alfonso.

Margarete ressaltou que antes dos absorventes, é preciso garantir o acesso ao saneamento básico. “A gente sabe bem o quanto é difícil para as nossas alunas, para as meninas, conviver com o ciclo menstrual. Toda a dificuldade que você enfrenta por ser um tabu, por estar preocupada com seus coleguinhas homens que fazem piadas, e além de tudo passar por dificuldades em adquirir seus absorventes. Essas são políticas públicas que precisamos lutar para que sejam garantidas neste país”, declarou. 

Já Frison reforçou que é preciso desenvolver uma política pública para atender a todas estas questões de forma integrada. “Existe um problema de saúde pública e nós temos identificado um crescimento muito forte de complicações ginecológicas na cidade. Uma jovem, uma mulher, que tem essa dificuldade de acesso ao absorvente também tem dificuldade de alimentação e de moradia. Precisamos de uma política pública global para as mulheres, que envolva todas estas questões”, enfatizou. 

Mais de três mil absorventes foram doados por comerciantes e pessoas da comunidade, e serão entregues à farmácia municipal a fim de disponibilizar para a população de baixa renda. A partir disso, a Audiência Pública teve como encaminhamento debater a indicação de um Projeto de Lei e definir quais serão os critérios para esta política pública de saúde. A discussão completa está disponível nos canais oficiais da Câmara no Youtube e no Facebook e pode ser conferida neste link Audiência Pública da Câmara de São Leopoldo - 28/07/2021

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara
Supervisão: Eduarda Rocha – Jornalista/CMSL
Foto: Bruno Pereira/CMSL