Câmara promove atividade em comemoração aos 175 anos da Casa na próxima sexta-feira

Câmara promove atividade em comemoração aos 175 anos da Casa na próxima sexta-feira

A Câmara Municipal de São Leopoldo promove na próxima sexta-feira, 23, uma atividade especial em homenagem aos 175 anos da Casa Legislativa, comemorados no sábado, 24 de julho. Com início às 14h, a ação, que acontece em formato híbrido, vai reunir vereadores (as), ex-vereadores (as) e autoridades do município.
 
A atividade será realizada no plenário da Casa, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da TV Câmara no Youtube e no Facebook. A ideia é que os ex-vereadores (as), assim como os (as) atuais, relembrem momentos importantes da trajetória política da cidade, além de grandes acontecimentos do Legislativo ao longo destes anos.
 
De acordo com a presidenta, vereadora Ana Affonso (PT), a ação foi pensada para celebrar os 175 anos da Casa do Povo. “Não podemos deixar de comemorar esta data tão importante para a nossa cidade. Aqui no Legislativo é onde acontecem os principais debates do município, que envolvem projetos e iniciativas para o desenvolvimento de São Leopoldo”, destaca. A presidenta reforça ainda o convite para que a população faça parte da celebração “convido todos e todas a acompanharem este evento através das nossas redes. Em tempos de tanta insegurança política, em que a nossa democracia está sendo ameaçada constantemente, é indispensável comemorarmos este marco fundamental da nossa cidade. A Câmara é uma instituição do poder público essencial para a construção de políticas de garantia de direitos para o nosso povo”, enfatiza.
 
A Câmara Municipal foi implantada em 1846 com sete vereadores e teve como primeiro presidente Manoel Bento Alves. Neste período, ainda no tempo do Império, a Câmara desenvolvia todas as atividades governamentais, como Executivo, Legislativo, fiscal e de coordenação das ações de responsabilidade do Estado dentro do município. Foi somente em 1947 que ela passou a ter a mesma atuação que tem nos dias de hoje, com os vereadores eleitos em votação e a função de legislar sobre as políticas públicas para a população.
 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara

Arte: Bruno Pereira