Vereador Rafa Souza vistoria o sistema  de energia fotovoltaica na ETE Feitoria

Vereador Rafa Souza vistoria o sistema de energia fotovoltaica na ETE Feitoria

O prefeito Ary Vanazzi, acompanhado do vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, esteve na manhã da quinta-feira (15), na Estação de Tratamento de Esgoto da Feitoria (ETE Feitoria) para vistoriar os painéis fotovoltaicos instalados na unidade. Acompanhando o prefeito e vice, além da equipe técnica da autarquia, estavam o subprefeito da Zona Leste, Aurélio Schmidt, e o líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Rafa Souza, que é um entusiasta no que se refere a energia fotovoltaica.

“A instalação de energia sustentável foi uma indicação que fiz ao governo no início do mandato, que se concretiza”, comemora Rafa Souza.  

A obra consiste na aquisição, instalação e comissionamento (fornecimento de serviços, equipamentos e materiais) de um sistema de minigeração de energia elétrica com o uso de fonte solar, bem como a adequação do aterramento para operação em modalidade de compensação de energia. Com isso, a unidade deverá ter uma geração média mensal de 9400 quilowatts-hora (KWh), com redução significativa dos custos com energia elétrica na unidade. O valor total do empreendimento é de R$ 509.600,00 com o tempo de retorno estimado do investimento de cinco anos.

De acordo com o fiscal do contrato, o engenheiro eletricista Cristiano Baungarten, a estimativa é de que toda a energia gerada seja utilizada no tratamento de esgoto coletado em toda a bacia Feitoria, com uma população média de 40 mil habitantes. “A coleta e tratamento de esgoto cloacal passará a ter maior sustentabilidade e economicidade, viabilizando a expansão deste serviço para os demais bairros de São Leopoldo”, projeta.

Além da vistoria nos painéis fotovoltaicos, os gestores circularam por toda a unidade, verificando cada etapa do tratamento do esgoto. De acordo com Ary Moura, a ETE Feitoria tornou-se uma referência, inclusive para outros municípios. “Esta estação abrange uma área significativa da nossa cidade. É uma obra fantástica. Estamos de parabéns por mais essa conquista. O povo de São Leopoldo pode conhecer aquilo que muitos não conhecem. Temos muitas coisas a serem mostradas para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, a partir do governo do prefeito Vanazzi e da estrutura do Semae ”, destaca.

O prefeito Vanazzi lembrou que a ETE Feitoria foi uma importante obra de tratamento de esgoto, no Rio Grande do Sul, inaugurada em 2010, e que lembra as estações de tratamento de esgoto da Europa. “Quem pensa em conhecer uma estação de tratamento de esgoto no estilo europeu, pode vir até São Leopoldo, na ETE Feitoria. Não devemos nada. É a mesma tecnologia e os nossos quadros técnicos são extremamente capacitados. Agora, junto com o Ary Moura, nós vamos atrás de recurso para duplicar a capacidade da ETE e ampliar o tratamento de esgoto aqui na região”, afirma.

 

Foto: Digue Cardoso