Em Audiência Pública, Câmara debate o embarque e desembarque de PCD’s fora das paradas de ônibus

Em Audiência Pública, Câmara debate o embarque e desembarque de PCD’s fora das paradas de ônibus

Na manhã desta segunda-feira, 12 de julho, a Câmara Municipal de São Leopoldo realizou uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei que permite o embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida fora das paradas de ônibus oficiais do município. A reunião, solicitada pela vereadora Nadir Jesus (PT), foi transmitida ao vivo pelos canais do Legislativo no Youtube e no Facebook e está disponível neste link Audiência Pública na Câmara de São Leopoldo - 12/07/2021 para quem quiser conferir. 

Para Nadir, o PL é muito importante, mas é preciso dialogar ainda mais com o público que será beneficiado por ele. “É indispensável a criação de um grupo de trabalho para avançarmos nesta discussão. Precisamos conversar com a população com deficiência, além de organizações governamentais e não governamentais da cidade e com a empresa responsável pelo transporte, para que o quanto antes e dentro das possibilidades do município esta lei possa ser executada, com os ajustes necessários para que ela de fato funcione”, ressaltou. 

A Audiência Pública contou com a contribuição do vereador Tiago Silveira (PT), do Presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMUDEPE) e Presidente da Associação Leopoldense de Deficientes (ALDEF), Sr Ademar José dos Anjos; da Secretária Municipal de Direitos Humanos, Paulete Souto; da Diretora de Mobilidade Urbana da SEMURB, Simone Martins; da representante do Transporte Público, Daiane Vieira, assim como outras representações do município. Entre as adequações apontadas na conversa está a necessidade de garantir a segurança dos usuários fora dos pontos e paradas oficiais. 

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Hitler Pederssetti (DEM) e ainda não passou por votação na Casa. De acordo com a assessoria do vereador, a realização da Audiência é excelente para a discussão sobre a proposição. “Assim podemos ver quais pontos ajustar no projeto para que ele seja aprovado, visando o bem estar da nossa população”, pontuou o chefe de gabinete Edilson Pagliarini na conversa. 

 

Texto: Patrícia Wisnieski - estagiária da Câmara