Banco de materiais de construção

Banco de materiais de construção

O vereador Lemos (PSB) protocolou projeto criando o banco de materiais de construção para apoio às políticas públicas municipais e às organizações e iniciativas comunitárias em São Leopoldo  (PV 104/2021).

Explica o vereador que o banco funcionará como instrumento de apoio às secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Habitação e à Superintendência da Defesa Civil ou órgãos equivalentes, assim como às políticas públicas de outras secretarias.

Receber, recondicionar e distribuir materiais, como resíduos sólidos utilizáveis em obras, sobras de matérias-primas e de construção, serão algumas das atribuições do banco. Contará com doações da comunidade, de empresas, de ONGs e demais entidades, também com materiais adquiridos com recursos vindos de repasses financeiros do Poder Público.

Comunidades carentes serão beneficiadas, como associações de moradores, organizações da rede socioassistencial, cozinhas comunitárias, situações de vulnerabilidade extrema unifamiliares, assim como atendimento a lares atingidos por tempestades e melhoria de domicílios precários. Conscientizar os beneficiários da importância de sua participação, com a mão-de-obra em forma de mutirão no desmanche de edificações doadas, também está previsto no  projeto de lei.