Escola infantil em condição precária, na Brás, é vistoriada por vereador Falcão

Escola infantil em condição precária, na Brás, é vistoriada por vereador Falcão

Após visitar a EMEI Girassol nos últimos dias e encontrar uma instituição em situação precária e sem condições de retorno às aulas, o vereador Falcão (MDB) está encaminhando o tema para ser discutido na Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores, a qual é presidente. Nesta terça-feira (11), durante sessão plenária, sugeriu a realização de uma audiência pública para encaminhar a resolução dos graves problemas encontrados, pediu atenção especial do Executivo à questão e sinalizou que, se necessário, denunciaria ao Ministério Público para que acompanhe de perto o caso e pediu informações à Prefeitura sobre a real situação das escolas.

Conforme levantamento feito pela direção da escola e confirmados durante a visita, os problemas vão desde o teto em más condições, com telhas soltas e infiltrações no forro, que está cedendo em algumas salas, rachaduras em banheiro, salas de madeira deterioradas por cupins e acúmulo de insetos por falta de drenagem abaixo delas, piso irregular, área exposta a alagamentos (como já ocorreu), fiação antiga com instações precárias, falta de banheiros nas salas ou próximo a elas, janela do banheiro na cozinha, refeitório com cerâmica e mobiliário precário, acesso fácil de crianças ao pátio vizinho com cachorros, e até entulho de obra vizinha atirado no pátio onde crianças deveriam usar para brincar.

“Não há condições nenhuma de um retorno às aulas hoje ali, mesmo se os professores forem vacinados. A questão da segurança das crianças está em risco. Foi quase um ano e meio de paralisação e a Secretaria de Educação não olhou para as escolinhas e não fez as reformas necessárias. Precisamos acionar o Conselho Municipal de Educação, a Vigilância Sanitária, os Bombeiros e se necessário o Ministério Público”, enfatiza o vereador que acredita que os problemas encontrados na EMEI Girassol também podem ser encontrados em outras instituições.

PETIÇÃO PÚBLICA
A escola que vive da promessa de construção de um novo prédio, pede socorro e um olhar especial do Poder Público para resolver este problema e criou até um abaixo assinado para buscar visibilidade e solução aos problemas que não são novos. A petição pública pode ser acessada pelo link: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR119200