Frente Parlamentar de Políticas da Saúde Mental e Antimanicomial, proposta pelo vereador Tiago Silveira (PT), é instalada na Câmara

Frente Parlamentar de Políticas da Saúde Mental e Antimanicomial, proposta pelo vereador Tiago Silveira (PT), é instalada na Câmara

Nesta manhã, aconteceu a Reunião de Instalação da Frente Parlamentar de Políticas de Saúde Mental e Luta Antimanicomial, promovida pela Câmara Municipal de São Leopoldo. 

A atividade foi proposta pelo gabinete do vereador Tiago Silveira (PT) que, na abertura, explicou os objetivos de constituição da Frente para o “acompanhamento a toda a dimensão que envolve este flagelo humano, assim como a realização do Plano Municipal da Política de Saúde Mental e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”.

Ainda, a iniciativa visa “fiscalizar, garantir e auxiliar na execução de políticas públicas do município de São Leopoldo, durante e após a pandemia causada pela Covid-19, retomando um processo de acolhimento à variedade de casos que possam desencadear como perda dos entes queridos, desestruturação da economia local assim como outros distúrbios gerados pós este período”, conforme ressaltou o vereador, citando a justificativa da criação e mencionando o descaso e desmonte dessa política no âmbito estadual e nacional.

A reunião debateu a composição da Frente Parlamentar, que ficou constituída pelo vereador Tiago Silveira (PT) como presidente, a vereadora Nadir Jesus como vice-presidenta e o vereador Jéferson Falcão (MDB) como secretário. E também a proposta de programação para a Semana da Saúde Mental Antimanicomial, proposta pelo vereador Tiago Silveira (PT) e prevista para acontecer de 18 a 21 de maio de 2021, em alusão à data de 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

O vereador Tiago convidou os presentes para participarem de uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na próxima quarta-feira, dia 12, às 10h, para apresentarem as organizações construídas pela Frente para as atividades definidas.

Os vereadores que manifestaram interesse no tema e subscreveram a frente Parlamentar são Adão Rambor (PDT), Rafael Souza (PDT), Iara Cardoso (PDT), Nadir de Jesus (PT), Ana Affonso (PT), Tarzan Correa (PRB) e Jéferson Falcão (MDB).

Com esta ação, o presidente da Frente Parlamentar de Políticas de Saúde Mental e Luta Antimanicomial traz também o resgate histórico da contribuição de profissionais e trabalhadores da saúde para o processo da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, expressa em exemplos como a contribuição de Dona Ivone Lara, nossa Rainha do Samba, que teve importante participação na história da Luta Antimanicomial e nos serviços sociais e de saúde pública no Brasil.

Tiago dedicou "a criação desta Frente a todos aqueles trabalhadores e usuários que, muitas vezes, ficam invisibilizados, tal como esta guerreira que trabalhou como enfermeira e assistente social em hospitais psiquiátricos de 1947 a 1977, e atuou no Serviço Nacional de Doenças Mentais com a doutora Nise da Silveira, uma das principais referências da luta antimanicomial no Brasil".

A reunião está disponível no canal da TV Câmara no Youtube, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=7UlNjFLdOhI