TV Câmara estreia hoje

TV Câmara estreia hoje

“Desde o início da gestão na Presidência da Câmara, identificamos a necessidade de aproximar o Legislativo da população leopoldense. Essa já era uma pauta anterior do nosso mandato, que buscávamos solucionar com a presença ativa nos bairros e comunidades. Entendemos que a comunicação é estratégica para colocar a Câmara no centro do debate público, em especial, nesse contexto de pandemia. Por isso, decidimos fortalecer esses espaços com uma iniciativa inovadora e inédita no município, a TV Câmara”, explicou a presidenta da Casa Legislativa de São Leopoldo, vereadora Ana Affonso (PT).

Na noite dessa quarta-feira, dia 28, o Legislativo Municipal avança na modernização dos processos comunicacionais e nas possibilidades de interação, com o lançamento da TV Câmara. O projeto contempla criação de páginas e perfis nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, escolhidas por estarem entre as mais populares no país. E reformulação das plataformas que já são utilizadas, no caso, o site e o canal no YouTube, para oferecerem mais possibilidades de participação popular e oportunizarem o acompanhamento do trabalho parlamentar. Os conteúdos vão ser produzidos por assessores e estagiários da Casa. As sessões, audiências e reuniões públicas passam a ter transmissão pelo Facebook, além de continuarem no YouTube. 

Ana Affonso explicou que a proposta é “chamar a população a participar e construir as decisões, promovendo uma interatividade maior”, por exemplo, com a inserção de enquetes no site para saber a opinião da comunidade sobre projetos de lei e temas de interesse público. Também está sendo formulada uma grade de programação própria, com o objetivo de apresentar à comunidade informações sobre o funcionamento do Legislativo, as proposições e demais atividades de vereadores, dar voz às reivindicações dos leopoldenses, com programas nos bairros e entrevistas com representantes da sociedade civil. “Queremos que a Câmara esteja presente na vida das pessoas, descentralizando as ações, levando a Tribuna Popular aos bairros, dialogando com os moradores em programas específicos voltados a escutar o que têm a dizer”, destacou.

O lançamento oficial e a primeira transmissão da TV Câmara acontecem nessa quarta-feira, dia 28, às 18h30, com um programa de entrevistas com representantes da comunidade leopoldense, em preparação para a atividade principal: a segunda edição do Grandes Debates, às 19h. Com o tema “Por que faltam vacinas no Brasil? Saiba quais as saídas para acelerar o processo de vacinação no país”, participam da atividade o médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP), Alexandre Padilha, o secretário Municipal da Saúde, Marcel Frison, o vereador e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, Tiago Silveira (PT), e a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso. 

Sobre o programa de entrevistas que antecede o Grandes Debates, Ana Affonso explicou que a proposta é trazer “tanto vereadores quanto participantes da sociedade civil e da gestão municipal para comentar o tema da saúde, em especial, a situação das vacinas que é do interesse de toda a população. Assim, já vamos preparando a discussão para a atividade principal que virá na sequência”.

Acompanhe a página da Câmara Municipal de São Leopoldo no Facebook!

Acompanhe o perfil da Câmara Municipal de São Leopoldo no Instagram!