Vereadora Iara Cardoso é a nova  presidente Municipal da AMT

Vereadora Iara Cardoso é a nova presidente Municipal da AMT

 

A presidente Estadual da Ação da Mulher Trabalhista - AMT, um dos principais órgãos do PDT, Salete Beatriz Roszkowski, nomeou a vereadora Iara Cardoso (PDT) a nova presidente Municipal da AMT de São Leopoldo, em reunião realizada na tarde de segunda-feira, dia 12 de abril.

A vereadora, que também preside a Procuradoria Especializada da Mulher junto ao Poder Legislativo, tem uma longa caminhada na garantia dos direitos das mulheres na cidade. “Precisamos atuar em conjunto para que todas as mulheres saibam que é direito delas ocupar espaços de destaque na sociedade, livre de violência, discriminação e com equidade de gênero”. ”No que depender de mim, sempre estarei de braços abertos para acolher a todas mulheres que precisarem de amparo”. Precisamos andar juntas umas pelas outras, somos muitas”, afirmou Iara.

Entre as ações de Iara, estão a promulgação da lei que criou o Conselho Municipal da Mulher - COMDIM; ações de combate à violência doméstica, violência obstétrica, assédio moral e sexual, sexismo, pela igualdade de direitos e salários no âmbito profissional e pela maternidade humanizada e segura. Ela é autora do Projeto de Lei que criou a Procuradoria Especializada da Mulher, junto ao Poder Legislativo, autora da Lei do Apito – de combate ao assédio sexual no transporte público e também da Lei que determina que os postos de saúde, hospitais, UBS, encaminhem imediatamente à autoridade policial, prontuário de atendimento de mulheres vítimas de violência, além de ter protagonizado a instalação do 1º. Posto Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência – agora transformado em Delegacia – DEAM.