Indicação Vereador Brasil Oliveira – Criação da CENTRAL DE INFORMAÇÕES SOBRE PACIENTES (COVID - 19) INTERNADOS NA REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Indicação Vereador Brasil Oliveira – Criação da CENTRAL DE INFORMAÇÕES SOBRE PACIENTES (COVID - 19) INTERNADOS NA REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

O vereador Brasil apresentou uma indicação em que sugere ao Poder Executivo a criação da Central de informações sobre pacientes com COVID-19 internados na rede pública, com o objetivo é facilitar o acesso as informações relacionadas aos pacientes internados em virtude de complicações do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará, por meio da internet, central telefônica ou via formulário próprio, por meio do qual o parente do paciente internado solicitará informações, as condições clínicas e demais informações pertinentes ao seu estado geral de saúde.

Será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, número de telefone com discagem gratuita para informações a respeito de pacientes internados. 

Somente será dada a informação solicitada mediante a comprovação, por parte do solicitante, do parentesco entre ambos. Essa comprovação se dará através de informações como confirmação do nome completo, CPF, RG, data, número e órgão expedidor do documento oficial de identificação.

Após a comprovação de parentesco com o paciente internado, a unidade de saúde responsável deverá informar ao parente solicitante o estado atual de saúde do paciente, bem como procedimentos médicos já realizados ou ainda previstos.

“Diante do cenário atual que estamos vivendo, onde a procura por leitos hospitalares e tratamentos relacionados a COVID - 19 vem crescendo diariamente, constatou-se que as informações que deveriam ser entregues aos familiares dos pacientes que estão internados não vêm acontecendo com eficiência, o que ocasiona, na maioria das vezes, a insegurança e o caos entre aqueles que estão aguardando alguma resposta do sistema de saúde”, explica o vereador.