Vereadora Iara Cardoso – PDT propõe Auxílio Financeiro a Microempreendedores

Vereadora Iara Cardoso – PDT propõe Auxílio Financeiro a Microempreendedores

“A economia brasileira já caminhava a passos lentos rumo à recuperação, mas a pandemia transformou todo o otimismo em projeções sombrias, ampliando as desigualdades e provocando um ambiente de muita insegurança”, lamenta a vereadora Iara Cardoso.

  Por este motivo, a vereadora Iara Cardoso protocolou, na semana passada, um Projeto Sugestão ao Executivo Municipal, para a criação de Auxílio Financeiro a Microempreendedores.

O objetivo do projeto é atender os Microempreendedores Individuais que estão com inscrições ativas no cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda de São Leopoldo, que residam no Município e que obtiveram sua inscrição até o dia 1º de fevereiro de 2021, fazendo jus ao recebimento de benefício mensal no valor de R$ 500,00, válido para os meses de maio e junho de 2021.

A retração de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional no primeiro trimestre de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reflete os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira. O número representa o menor resultado desde o segundo trimestre de 2015, quando o indicador caiu -2,1%.

“Os dados do IBGE apontam ainda que o recuo na economia foi motivado pela queda de 1,6% nos serviços – setor que configura 74% do PIB brasileiro –, a indústria encolheu -1,4% e a agropecuária cresceu 0,6%. Já o consumo das famílias, que representa 65% do produto interno bruto, caiu 2% enquanto o do governo teve expansão de 0,2%” finaliza Iara.