Grandes Debates estreia com a luta das mulheres

Grandes Debates estreia com a luta das mulheres

A noite desta quarta-feira, dia 10, foi de estreia da proposta de Grandes Debates na Câmara Municipal de São Leopoldo. A fala principal foi da professora universitária, escritora e filósofa, Marcia Tiburi, abordando “Mulheres, violência e poder”, em referência ao mês de março, historicamente, de luta das mulheres.

Logo no início de sua manifestação, Marcia manifestou sua alegria e gratidão com o convite e a oportunidade, enfatizando a importância de valorizar esses momentos de debates sobre a realidade das mulheres e suas lutas cotidianas. Com relação ao mês de março e ao Dia Internacional da Mulher, destacou que “as mulheres estão esperando justiça, estão esperando direito sobre os seus corpos, uma vida melhor, mais digna, estão esperando a democracia. Claro que receber flores não faz mal a ninguém, mas só receber flores sem o resto, não nos interessa. Então, nós estamos construindo, diariamente, a nossa luta”.

A presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), foi a mediadora da atividade que também contou com a participação de autoridades locais, vereadora Nadir Jesus (PT), vereadora Iara Cardoso (PDT), secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Margarete Simon Ferretti, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Milher (Comdim), Antoninha Della Mea Lima, integrante do Projeto Sonhos e Sabores, da Ocupação Steigleder, Dantara Katiele de Freitas Macedo, integrante da Cooperativa Mundo Mais Limpo, Graziele Gonçalves.

Ana Affonso fez um resgate das vivências de Marcia Tiburi que, em 2018, concorreu ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e, logo após as eleições, precisou se retirar do Brasil devido ao nível de ataques e ameaças que sofreu. Mencionando as estratégias adotadas pelo patriarcado para a manutenção dos espaços de poder pelos homens, a vereadora também refletiu sobre o assassinato de Marielle Franco, ocorrido em 14 de março de 2018, um exemplo brutal de como se articula esse sistema que odeia as mulheres.

“Não haverá sociedade democrática, não haverá justiça, não haverá um mundo melhor para se viver, se a gente não acabar com essa equação, se a gente não acabar com essa violência dos homens”, enfatizou Marcia Tiburi. A intelectual também reforçou a importância do feminismo, de as mulheres se afirmarem feministas, e de ocuparem os espaços de poder e decisão para que a sociedade consiga avançar na luta por direitos, igualdade e equidade.

A estreia dos Grandes Debates teve a adesão da comunidade, que participou com comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Foram, aproximadamente, 1.600 pessoas alcançadas com a transmissão na página da vereadora Ana Affonso no Facebook, e mais de 230 visualizações pelo canal da Câmara no YouTube.

As discussões reforçaram pautas históricas das mulheres contra a violência, o ódio, o machismo, na luta pela garantia dos direitos e por mais representação nos espaços de poder e decisão. E trouxeram, ainda, demandas atuais, como o enfrentamento à pandemia, a necessidade imediata da vacina para a população brasileira, o problema do desemprego e da fome que atinge ainda mais as mulheres, as posturas do presidente Bolsonaro de ataques e agressões às mulheres e minorias sociais, à classe trabalhadora, à comunidade negra, ao povo que vive nas periferias.

O vídeo do painel online “Mulheres, violência e poder” está disponível no canal da Câmara e na página da vereadora Ana Affonso.

Em breve, a Câmara vai divulgar informações sobre o próximo evento dos Grandes Debates, a ser realizado no mês de abril. A proposta é uma iniciativa da presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), com o objetivo de realizar discussões mensais ao longo deste ano, para mobilizar a sociedade em torno de assuntos atuais e de relevância.

Foto: Bruno Pereira