Projeto de lei do vereador Falcão que busca mais transparência aos atos do Executivo entra em pauta nesta quinta

Projeto de lei do vereador Falcão que busca mais transparência aos atos do Executivo entra em pauta nesta quinta

Entra em pauta de votação nesta quinta-feira (11) o primeiro projeto de lei (PL) de autoria do vereador Falcão (MDB). O PL inclui o parágrafo único no artigo 1º da Lei 7.748 de 20 de agosto de 2012, que trata sobre as publicações obrigatórias dos atos do Executivo e Legislativo no Diário Oficial Eletrônico Municipal.


De acordo com o vereador Falcão, o dispositivo busca mais transparência a atos atualmente não publicados. "Precisamos ajustar a lei para que qualquer cidadão consiga monitorar os atos oficiais, como exemplo uma nomeação ou exoneração de cargos em confiança", explica.

O que diz o projeto
Conforme o texto do projeto, os órgãos da administração pública, direta e indireta, autarquias, fundações e Câmara Municipal, deverão publicar obrigatoriamente no Diário Oficial as Leis do Município, os Decretos, as Ordens de Serviço, as Portarias, as Resoluções; as Súmulas de Editais de Licitações e suas alterações, as comunicações de revogação ou anulação de licitações, as comunicações de julgamentos e habilitações nos procedimentos licitatórios, as comunicações relativas ao registro de preços, os avisos de dispensa ou inexigibilidade de licitação e outros procedimentos derivados do processo licitatório. 

Também se torna obrigatória a divulgação dos Editais de concurso público, homologação das inscrições, resultado dos aprovados e sua classificação, homologação do concurso após julgamento do último recurso, outros atos de concurso; o Edital dirigido aos aprovados em concurso público convocando para posse; a nomeação, demissão e exoneração de servidor efetivo, celetista, temporário ou comissionado; os despachos em processos, e outras determinações ou decisões referentes a pessoal como lotação, cedência, licença, promoção, progressão, reintegração, readaptação, aproveitamento, recondução, transferência, aposentadoria e concessões diversas; ato de nomeação de comissão de sindicância, inclusive com o objeto a ser sindicado, e outras diversas, e os avisos e matérias diversas com caráter informativo, educativo e de orientação social.

Tramitação

O projeto de lei teve parecer favorável por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça no último dia 4, e será apreciado em duas votações. Se aprovado na próxima semana seguirá para sanção do prefeito.