Marcia Tiburi inaugura os Grandes Debates da Câmara

Marcia Tiburi inaugura os Grandes Debates da Câmara

Nesta quarta, dia 10, às 19h, a escritora e professora de filosofia na Universidade Paris 8, Marcia Tiburi, apresenta o painel online “Mulheres, violência e poder”, realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo.

A atividade inaugura a proposta de Grandes Debates, uma iniciativa da presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), com o objetivo de realizar eventos uma vez por mês ao longo deste ano, para mobilizar a sociedade em torno de assuntos atuais e de interesse público.

“Evidente que escolhemos a temática deste debate em referência ao mês de março, historicamente, conhecido por demarcar a luta das mulheres. É muito simbólico recebermos uma personalidade como Marcia Tiburi para dialogar, uma intelectual que discute nossas pautas, uma mulher que está exilada, justamente, em virtude das violências que enfrenta, envolvendo o poder, a política, o machismo, a misoginia, o fascismo... Realidades que nós mulheres lutamos para mudar”, ressaltou Ana Affonso.

O evento é voltado para a comunidade em geral, público interessado nas obras de Marcia Tiburi e nos temas que vão ser discutidos, parlamentares, representantes do poder público e da sociedade civil, lideranças comunitárias, de associações, cooperativas, entidades, estudantes, professores, universidades, grupos de pesquisa, entre outros.

As vereadoras Iara Cardoso (PDT) e Nadir Jesus (PT) também vão participar do debate, assim como outras representações do município. A transmissão acontece pelo canal da Câmara no YouTube.

 

Grandes Debates

A iniciativa busca mobilizar a comunidade leopoldense em torno de assuntos de relevância tanto no âmbito do município quanto do país como um todo, mas sempre estabelecendo a relação com o local. Desde o início de sua gestão na Presidência, a vereadora Ana Affonso evidencia seus objetivos: “Queremos que o Legislativo seja um espaço de proposição de debates, de construção do diálogo e fortalecimento da cidadania, da democracia e da transparência. Apesar da pandemia, temos buscado criar possibilidades de aproximar a população da Câmara”.


Sobre a convidada:

Marcia Tiburi: Feminista, escritora, filósofa, artista visual, professora universitária do curso de Filosofia na Université Paris 8, romancista, política. 

Natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Possui graduação em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mestrado em Filosofia pela PUCRS e doutorado em Filosofia pela UFRGS. Entre os principais temas que aborda em suas obras estão ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Comprometida com a luta pelos princípios democráticos, age em distintas frentes, como na escrita acadêmica, ficcional, no campo midiático e na política partidária.

Publicou diversos livros, como “Feminismo em comum: para todas, todes e todos”, “Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto”, “Uma fuga perfeita é sem volta”, “Como Conversar com Um Fascista - Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro”, “Filosofia: machismos e feminismos”, “Era meu esse rosto”, “Olho de vidro - A televisão e o estado de exceção da imagem”, entre outros títulos.