Presidenta Ana Affonso participa de ato em defesa da Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann

Presidenta Ana Affonso participa de ato em defesa da Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann

Nesta manhã, a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso, participou do ato simbólico de abraço à Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann. A atividade foi realizada para mobilizar a comunidade e pressionar o governador Eduardo Leite pela manutenção de turmas da Escola. Em comunicado por e-mail, a 2ª Coordenadoria Estadual de Educação (CRE) havia sido determinado o fechamento de turno que prejudicaria mais de 50 estudantes. 

Na semana passada, a equipe diretiva, o 14º Núcleo do CPERS, representantes do Conselho Escolar, ao CPM, e da comunidade escolar, estiveram reunidos com a vereadora Ana Affonso, no gabinete da Presidência, para debater mais esse ataque do governo do estado à educação. Através da luta e da resistência, foi conquistada a reversão da decisão de fechamento.

"A Constituição Federal garante o direito à educação e à inclusão das pessoas com deficiência. Seria um crime se o governo do estado cumprisse o que havia sido anunciado. Ficamos felizes com o resultado final, mas precisamos de uma manifestação oficial do governo do RS que assegure, de fato, a manutenção do turno e da Escola Aracy e, especialmente, a garantia dos direitos de estudantes e suas famílias", afirmou a presidenta da Câmara, Ana Affonso.

O anúncio de que o turno seria mantido veio do advogado da 2ª CRE, Diego da Rosa, e aconteceu em reunião ainda durante a manhã.

Em sua manifestação, a presidenta da Câmara comentou a alegria com a conquista, mas reforçou que lamenta a postura do governo do RS, lembrando a luta em defesa da educação pública e a realidade de outras escolas que passaram por situações semelhantes, como é o caso da EJA na Escola Hillebrand, na Feitoria, na Escola Estadual Especial Keli Meise, em Novo Hamburgo.

"Estamos atentos e vigilantes e vamos continuar defendendo a nossa comunidade escolar e o acesso à educação de qualidade para todas e todos", afirmou Ana Affonso.

Fotos: Bruno Pereira