Educação pública gaúcha em debate na live da vereadora Ana Affonso

Educação pública gaúcha em debate na live da vereadora Ana Affonso

Em live realizada na noite de ontem, dia 15, a vereadora Ana Affonso recebeu a presidenta estadual do CPERS, Helenir Schurer, e as estudantes da Escola Estadual Olindo Flores, Cristhine D'Ávila e Raquel de Pellegrin, para debater a realidade da educação pública gaúcha.

A conversa abordou a desvalorização por parte de governos como os de Sartori e Leite, o agravamento da situação com a pandemia do coronavírus e os novos desafios impostos, por exemplo, pelas aulas a distância que, entre outros problemas, expõem a desigualdade de oportunidades e acesso às tecnologias.

"Temos muito orgulho do ensino que as nossas escolas estaduais produzem! Nosso estado tem sido destaque nos índices de qualidade educacional. Apesar dos governos do MDB e PSDB, com 55 meses do pagamento dos salários atrasados, redução de direitos com a mudança do plano de carreira e da previdência, fechamento de escolas, privatização da educação. Mas sabemos que a dedicação de professores e o esforço de estudantes não basta", comentou a vereadora.

As participantes ressaltaram a necessidade de outros incentivos, de recursos concretos que garantam as condições necessárias a educadoras e educadores para avançarem em sua atuação, de investimentos reais dos governos, que propiciem resultados ainda mais positivos e assegurem o acesso, com condições estruturais igualitárias de aprendizagem, a estudantes de todas as parcelas da população. Também assinalaram como funcamental o apoio da sociedade em defesa da educação pública gaúcha.

Amparado em Paulo Freire, o debate foi propositivo e afetuoso, e suscitou inúmeras reflexões sobre o poder da educação, o potencial transformador que possui, a coragem de quem aprende e ensina – papeis que se entrelaçam entre professores e estudantes e que refletem um espírito de solidariedade que serve de modelo para os demais setores da sociedade. Minha gratidão por esse momento de tantas trocas e meu apoio irrestrito à educação pública gaúcha, a essa comunidade escolar aguerrida que, há anos, tem lutado bravamente por esse direito fundamental que é a educação.