Secretário expõe investimentos no combate ao Covid 19 em audiência pública

Secretário expõe investimentos no combate ao Covid 19 em audiência pública

De forma didática o secretário de saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão expos todos os investimentos do município no combate ao Covid 19. A apresentação se deu durante a audiência pública comandada pelo vereador Ary Moura (PDT), ocorrida na manhã de sexta-feira (22) que contou ainda com a participação do secretário da Fazenda, Eduardo Antônio Peters; do vice-presidente administrativo da Fundação Hospital Centenário, Antônio Begnini; da representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Izabel Terezinha de Souza Oliveira e do representante da Câmara Federal, deputado Pompeo de Mattos (PDT).
A reunião online que pode ainda ser acessada através do link da TV Câmara pelo site https://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br, serviu para a comunidade e os vereadores tirarem suas dúvidas sobre a atuação do município, em relação ao combate ao coronavírus. Logo no início Charão falou sobre o relatório Covid-19 mostrando passo a passo a evolução dos casos que até a sexta-feira pela manhã somavam um total de 188, com um óbito registrado. No documento a comunidade pode inclusive verificar os locais dos casos positivos.
Na sequencia foi a vez de explanar os valores destinados ao município, entre repasse via Sistema Único de Saúde – SUS e emendas parlamentares. Ao todo o município já investiu R$ 5.658.035,33 (cinco milhões, seiscentos e cinquenta e oito mil, trinta e cinco reais e trinta e três centavos). ‘‘Tudo pode ser acompanhado no portal transparência’’, destaca. Segundo o secretário os valores foram aplicados em material de consumo como aquisição de EPI's, material médico hospitalar entre outros; equipamentos e material permanente como macas, respiradores e bomba de infusão; material, bem ou serviço para distribuição gratuita, como medicamentos e serviços de terceiros.
O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) saudou a iniciativa do legislativo municipal em apresentar as contas para a municipalidade. ‘‘Esse é um exemplo que deve ser seguido por outras Câmaras de Vereadores, não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil’’, elogiou. Ele ainda fez uma explanação sobre a tramitação das emendas.
Proponente da audiência, o vereador Ary Moura se disse satisfeito com as explicações dadas, destacando que tudo está disponível no site da Câmara para quem não conseguiu participar do debate. ‘‘É um momento especial que vivemos, a única forma encontrada para mostrar o trabalho feito pela gestão municipal foi através dessa audiência pública online. Quem ainda tem dúvida basta acessar o que está no portal transparência da Prefeitura, ou então rever essa audiência pública’’, esclarece.