Aprovado projeto do vereador Juliano Maciel que propõe Rua do Lazer

Aprovado projeto do vereador Juliano Maciel que propõe Rua do Lazer

O vereador Juliano Maciel (PDT) teve aprovado em primeira votação o projeto que propõe a criação da Rua do Lazer, que seria instalada na Avenida Dom João Becker, Centro, junto ao Largo Rui Porto. Seguindo aos moldes que hoje se tem em Porto Alegre próximo a Usina do Gasômetro, a proposta determina o fechamento de parte da Avenida Dom João Becker (que compreende o trecho da Rua Flores da Cunha até a Rua José Bonifácio, numa extensão total de 165 metros, apenas na faixa que passa em frente ao ginásio, deixando liberada a outra via da avenida) para circulação de veículos automotores aos domingos e feriados, das 8 horas às 20 horas.
O projeto além de integrar um espaço de esporte e lazer do município significa a valorização do local idealizado pelo ex-prefeito Olimpio Albrecht (PDT). ‘‘A "Rua de Lazer" consiste na criação de mais um espaço público destinado à integração da família com a sociedade, promoção do lazer e da prática de esportes nas proximidades de um símbolo da cultura esportiva da nossa cidade, o Ginásio Celso Morbach’’, destaca.
De acordo com o legislador no ano de 1992, a cidade de São Leopoldo já havia dado um grande passo na promoção de esporte, lazer e cultura na região central da cidade, com a inauguração do Ginásio Municipal Celso Morbach e do Largo Rui Porto, que, nas duas décadas posteriores, foi sede de grandes eventos esportivos locais, nacionais e internacionais. Ele aponta que ao estabelecer o fechamento desta avenida aos domingos e feriados das 8 horas às 20 horas, permitindo a grande afluência de pessoas a este local, acredita-se que o poder público atenderá um anseio da comunidade.
Conforme Juliano Maciel trata-se de um privilegiado lugar para o lazer, esporte e a convivência onde pode ser garantida a segurança às pessoas, sobretudo às crianças e animais de estimação. O vereador acredita que o local passará a ser referência para ciclistas, patinadores, enfim para todas as pessoas que gostam da prática esportiva. ‘‘O espaço vai possibilitar o convívio e a prática de diversas formas de esporte e recreação ao longo de todos os dias da semana, porém com um enorme e diferenciado incremento de público nos finais de semanas e nos feriados’’, atesta.
O projeto aprovado por unanimidade dos presentes na última semana deve voltar ao plenário da Câmara, nesta quinta-feira (19) para a segunda votação e se aprovado será encaminhado para a sanção do prefeito. ‘‘Espero mais uma vez o apoio dos colegas vereadores nessa segunda votação e obviamente a imediata sanção por parte do prefeito. Quem ganhará com isso é a sociedade leopoldense’’, afirma.