Cortes de árvores motivam visita de Galperim até sede da RGE Sul

Cortes de árvores motivam visita de Galperim até sede da RGE Sul

Atendendo ao pedido da comunidade que foi até o seu gabinete, e também após verificar muitas reclamações via redes sociais, o presidente do Legislativo Leopoldense, Júlio Galperim, esteve na sede da empresa RGE Sul na quarta-feira (22/01) buscando alguns esclarecimentos. “A população está cobrando por explicações sobre o corte que está sendo realizado em diversas árvores de nosso município. Também recebemos algumas demandas sobre a instalação errônea de alguns postes e, desta forma, viemos fazer uma visita institucional e também buscar as informações exatas”, afirmou Galperim.

Cortes de árvores motivam visita de Galperim até sede da RGE SulDe acordo com a gerente de relacionamento com o poder público, Elisandra Terres de Castro, a RGE Sul suprimiu 500 árvores em São Leopoldo e, dentro do que estabelece o projeto “Arborização Mais Segura”, que foi assinado em parceria com a prefeitura, 1500 novas árvores foram plantadas estrategicamente no contexto urbano e parques da cidade. “Em 67% das vezes que falta energia o problema é causado por galhos na fiação. Há ainda um problema que não é visto pela população, pois está sob a terra. Muitas árvores são cortadas pois as raízes estão atrapalhando a rede pluvial”. Conforme Elisandra, a empresa tem a obrigação de acompanhar o crescimento destas novas árvores, tornando assim o município ainda mais arborizado.

Outros problemas apresentados pelo vereador à empresa foram a falta de agilidade no recolhimento de galhos e folhas das árvores suprimidas, e a instalação de postes sobre a tubulação de água e esgotos. A representante da RGE Sul afirmou que o recolhimento deverá ser agilizado nos próximos meses. “Estamos testando um novo triturador e, em parceria com a prefeitura, vamos destinar o adubo resultante das podas para que sejam utilizados em praças e parques municipais. Com este novo triturador, iremos agilizar todo este recolhimento”. Já sobre a instalação de postes em canos do sistema municipal de água e esgotos, Elisandra afirmou que são problemas pontuais e resultantes da falta de um mapeamento atualizado. “Quando a população perceber algum problema logo após a instalação de um poste, pedimos que entrem em contato para nos informar e detectar o que pode estar acontecendo”, finalizou.

Durante a visita, Galperim também conheceu o Centro de Operações Integrado da empresa, que é o mais moderno no Brasil em termos de tecnologia. “É um orgulho São Leopoldo sediar uma empresa de tal porte. Precisamos trabalhar em conjunto para que o cidadão seja o maior beneficiado”.