Projeto de Dudu Moraes que cria Banco Municipal de Ração é aprovado

Projeto de Dudu Moraes que cria Banco Municipal de Ração é aprovado

Foi aprovado na Câmara Municipal de São Leopoldo, ainda no fim de 2019, o Projeto de Lei 739/2019, de autoria do vereador Dudu Moraes (PT), que cria o Banco Municipal de Ração Animal, oriundo de doações de ração canina, felina e equina com o propósito de suprir a demanda de alimento animal do Canil Municipal, bem como das ONGs, grupos e voluntários vinculados à proteção animal no município.

Um dos aspectos negativos da política de concentração dos animais abandonados em um espaço é o aumento da demanda de ração para estes animais, dado que, não raras vezes, a alimentação destes animais perpassa pelo fornecimento de ração concedida pelo Poder Público. Atualmente, o Canil Municipal possui uma demanda demasiada de ração que, obviamente, diminui investimentos noutras atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Proteção Animal. Além disso, há uma demanda elevada de ração no cotidiano das Organizações Não Governamentais (ONG’s) e dos demais agrupamentos solidários que abrangem a proteção animal no município de São Leopoldo.

Paralelamente ao recrudescimento desta demanda há uma disponibilidade da sociedade em disponibilizar doações que visem suprir tal demanda. Entretanto, muitas vezes, visualiza-se algumas dificuldades comunicativas entre a população e o Poder Público no que tange a efetivação destas doações.

"Propus a criação de um Banco Municipal de Ração Animal com o intuito de construir uma ponte entre os doadores de ração e as demandas evidenciadas no município", afirmou Dudu Moraes.

Com isso, para além de suprir uma demanda que ora é da Secretaria Municipal de Proteção Animal, ora é das ONG’s e agrupamentos solidários, evolui-se a concepção de responsabilidade da população como agente colaborador dos desafios que envolvem o âmbito da proteção animal em nossa cidade. Cabe ressaltar, por fim, em que pese a gestão do Banco seja delegada ao Poder Público, sua finalidade é auxiliar as nobres pessoas que se dedicam voluntariamente à defesa da vida e do bem estar dos animais em situação de rua.